O que fazer antes de uma prova importante? Descansar e descontrair um pouco, certo? A Universidade Católica de Brasília (UCB) levou essas dicas ao pé da letra, proporcionando aos estudantes selecionados para a prova do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2017 boas risadas com a Cia. de Comédia G7, com o espetáculo “Como Passar em Concurso Público”, adaptado para a prova do Enade. O evento contou com mais de 700 estudantes e ocorreu no auditório do Bloco Central, Câmpus I, no dia 14.
O espetáculo foi promovido pela universidade e faz parte de uma série de ações e projetos de apoio aos estudantes que serão avaliados no Enade/Ministério da Educação (MEC), no próximo dia 26 de novembro. O grupo G7 proporcionou muitas risadas, descontraiu o público e interagiu com os estudantes. O espetáculo que traz José Brasil, um universitário prestes a fazer a prova do Enade, refletia o momento vivido pelos estudantes da Católica, em cenas cômicas e com mensagem motivacional àqueles que beiram a conclusão do ensino superior.
“O objetivo desse evento é motivar os estudantes para que eles compreendam a importância do Enade para a sua vida pessoal, acadêmica, profissional e para a universidade. É um momento de descontração que a instituição oferece aos estudantes após anos de dedicação à vida acadêmica. E como a vida é estudar sempre, presenteamos os participantes com uma mochila que leva a marca UCB”, disse a coordenadora geral acadêmica, Profa. Denise Raposo, destacando que estiveram envolvidos no evento 17 cursos da UCB, presenciais e a distância.
A estudante do 9º semestre de Engenharia Ambiental e Sanitária, Jéssica Emile, destacou a importância do exame. “Nós ficamos com um pouco de receio, pois é uma prova muito importante, mas será bom para demonstrarmos a excelência e a qualidade do nosso curso, por meio do que nós aprendemos durante todos esses anos”. Em relação ao evento, ela se sentiu animada e emocionada. “Chegar no auditório e ver os professores bem animados para nos acolher, em clima de descontração, é bem animador”, frisou Emile.
A prova do Enade tem como objetivo avaliar o desempenho dos estudantes ao longo de sua vida acadêmica. “É fundamental que o estudante faça a prova da melhor forma possível para que nós, que somos coordenadores de curso, possamos saber onde é que temos problemas de aprendizado e que não chegou ao estudante”, disse o professor Marcelo Resende, coordenador do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária.
Confirmação
O cartão de confirmação de inscrição do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade 2017) está liberado para consulta em http://enade.inep.gov.br/enade/. Nele os participantes da prova podem conferir o local de realização do exame.
O que é o Enade?
O Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e tem como objetivo avaliar o desempenho dos estudantes em relação a conteúdos programáticos, habilidades e competências para atuação profissional e conhecimentos sobre a realidade brasileira e mundial, bem como sobre outras áreas do conhecimento.
A prova é constituída pelo componente de Formação Geral, comum a todas as áreas, e pelo componente específico de cada área. O componente de Formação Geral tem dez questões, sendo duas discursivas e oito de múltipla escolha. O Componente Específico tem 30 questões, sendo três discursivas e 27 de múltipla escolha. O estudante tem quatro horas para resolver toda a prova.
Cursos avaliados em 2017 – UCB
Nesta edição, o Enade vai avaliar os estudantes dos cursos que conferem diploma de bacharel ou licenciatura nas áreas de: Arquitetura e Urbanismo; Engenharia Ambiental;
Engenharia Civil; Sistema de Informação; Ciência da Computação; Ciências Biológicas; Filosofia; Física; Letras-Português; Matemática; Química; Educação Física; Letras – Inglês; Pedagogia.
Dos cursos que conferem diploma de tecnólogo nas áreas de: Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Redes de Computadores; Gestão da Tecnologia da Informação.