Estudantes do curso de Ciências Biológicas da Universidade Católica de Brasília (UCB) realizaram uma pesquisa de campo, desenvolvida por biólogos, em uma área natural do Cerrado. A atividade faz parte da disciplina “Métodos em Biologia de Campo”, onde os estudantes aplicaram técnicas de investigação em ecologia e conheceram melhor a flora e a fauna da Floresta Nacional de Silvânia (FLONA), no estado de Goiás. “Os estudantes adoraram a experiência intensa de estudos e trabalho de campo”, ressalta a professora responsável pela atividade, Bárbara Fonseca. Também participaram da pesquisa os professores: Chesterton Eugênio, Helga Wiederhecker, Rodrigo de Mello e o colaborador técnico-administrativo, Deidson Monteiro.
A disciplina permite aos estudantes do curso de Biologia da UCB exercitarem os conhecimentos de delineamento experimental, além da coleta e análise de dados e interpretação de resultados. “Neste ano, além de conhecer e caracterizar as principais fitofisionomias do Cerrado presentes na FLONA, essa prática deu aos estudantes a oportunidade de trabalhar com temas diversos, como macroinvertebrados bentônicos, vocalização em anfíbios, ninhos de cupins, termorregulação em lagartos, riqueza de insetos galhadores e predação de insetos”, explica a prof.ª Bárbara.
Ao final da ação, cada grupo de estudantes teve a oportunidade de elaborar uma proposta de projeto de pesquisa. Tal experiência de trabalho em ecossistemas naturais, dentro de uma Unidade de Conservação como a Floresta Nacional de Silvânia, representa um complemento importante para a formação dos alunos como futuros biólogos.