Adolescentes do ensino médio do Centro Educacional Católica de Brasília (CECB) participaram da Feira de Profissões, cujo objetivo foi mostrar aos estudantes os diversos cursos de graduação que a Universidade Católica de Brasília (UCB) oferece. O evento contou com salas de bate-papos, atendimentos feitos pelo Serviço de Orientação e Acompanhamento Psicopedagógico (SOAPPE) e estandes dos cursos da Católica de Brasília.
Promovida pelo CECB, em parceria com a UCB, a Feira de Profissões tem por objetivo esclarecer e informar aos pais e estudantes do 1º ao 3º ano do ensino médio sobre qual carreira profissional escolher. “A iniciativa é extremamente válida, pois a minha filha, por exemplo, ainda não sabe qual carreira seguir depois do ensino médio, e Feiras como essa ajudam o jovem a entender sobre as diferentes profissões e suas possibilidades de atuação no mercado de trabalho”, salientou Tatiane Passos, mãe da Mariana, estudante do 1º ano.
O curso de Matemática da Universidade levou para os participantes, jogos matemáticos com o intuito de mostrar que há outras formas mais dinâmicas de aprender cálculos, contas, teoremas, fórmulas e muito mais. “Baseamos os nossos jogos em crianças do ensino fundamental e médio para mostrar um pouco da importância da matemática. Trabalhamos o ensino com figuras geométricas, com secções cônicas, geoplanos entre outros”, explicou o estudante do 8º semestre do curso de Matemática, Felipe Cavalcante, 22 anos.
Para o estudante do 1º ano do ensino médio, Iago Silva, 15 anos, participar da Feira ajuda a entender melhor as áreas em que ele poderá atuar e optar pela que lhe agradará mais como profissional. “O evento possibilita conhecer sobre muitos cursos e norteia para qual área seguir depois da escola. Atualmente, ainda não tenho nenhum curso de graduação em mente, mas a partir de hoje pensarei mais sobre o que quero para o futuro“, disse Iago.
Assessor da Católica Virtual e professor da UCB, Wesley Sepúlvida fala sobre a importância da educação a distância e de levar essa opção de ensino superior para os jovens estudantes do CECB. “A EAD também abriga diversos cursos e trouxemos dois pontos de ancoragem, que é a interação que consiste em um jogo interativo, no qual os estudantes checam seus conhecimentos na área de conhecimentos gerais, e, também o streaming de vídeo, que é a possibilidade de os estudantes mesmo virtualmente participarem de momentos como este, que a UCB proporciona para nós”, disse Wesley.