A+
A-

Estudantes de Medicina são avaliados em teste realizado na UCB

Resultados são indicadores de desempenho para os alunos e coordenação do curso

Nesta quarta-feira (27), o curso de Medicina da Universidade Católica de Brasília realizou a 8ª edição do teste de progresso para estudantes de medicina. A prova, com duração de 4 horas, foi aplicada nos blocos C e D do edifício central da Universidade.

O Teste de Progresso (TPMed) é realizado pela Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM), e é uma avaliação que abrange todo o conteúdo do curso de medicina, estendido a todos os alunos da graduação.

Os resultados do Teste de Progresso permitem que seja feita uma avaliação em conjunto com as demais metodologias de análise e em relação a todo o conteúdo aplicado durante a graduação, além de também determinar o nível de desenvolvimento dos estudantes durante a formação.

Segundo o professor do curso, Antônio Carlos, a avaliação não é classificatória e é aplicada desde 2013 nas escolas de medicina do Brasil, sendo 38 delas do Centro-Oeste. “A prova levou 2 anos para ser elaborada, e possuiu casos-problemas desde o primeiro até o último ano do curso”, explicou o professor.

Em 2020, devido à suspensão das atividades presenciais por conta da pandemia, a prova não pôde ser aplicada. “Neste ano houve 99% de adesão por parte dos estudantes, mesmo com o cancelamento da prova no ano passado”, ressalta.

Ainda segundo o professor, a prova foi aplicada simultaneamente para mais de 16.240 universitários das regiões do Brasil. Somente na UCB, 629 alunos se inscreveram para o TPmed 2021, representando uma grande parte dos estudantes de medicina do Distrito Federal.

 

Aprendizado

A curva de notas ao longo do curso é importantíssima para o estudante saber como está o aprendizado. As provas de residência médica valorizam e recomendam o teste de progresso.

A importância para o curso, no entanto, são os indicadores de desempenho desenvolvidos, que indicam qual competência e conteúdo deve ser fortalecido na grade curricular. Além disso, oferece aos alunos a possibilidade de uma avaliação externa, o que posiciona a Instituição em relação às demais que participaram do teste.

Para o estudante do segundo semestre Guilherme Carvalho, 20, que fez a prova pela primeira vez, os conteúdos que englobam até os anos mais avançados foram mais difíceis. “A prova ajuda muito, principalmente pelos casos, são mais racionais para você pensar e pôr em prática aquilo que você já sabe”, acrescenta o jovem.

Para Mateus, 18, e Renata, 19, ambos do segundo semestre, a prova no geral é importante para mensurar os conhecimentos. “É uma prova que avalia o curso inteiro, e a gente está bem no início, então sabíamos o básico, e no futuro será mais proveitoso para avaliar o que aprendemos”, destacou Mateus.

 

Resultados e desempenhos

As dificuldades percebidas nas avaliações são enumeradas e passadas como um feedback para a gestão do curso, comparando assim os desempenhos dos estudantes do primeiro ao último semestre. Para isto, os resultados da avalição são acompanhados durante todo o processo de formação para observar o desenvolvimento e a evolução a cada ano. Os alunos poderão ter acesso ao gabarito no dia 1º/11.

*Por Geovanna Santos e Maryanna Aguiar

*Conteúdo produzido por estudantes da Empresa Júnior Olfato, sob supervisão da professora Eliane Muniz

Imagens: Izabella Abreu

Notícias Recentes

Atletas de alto rendimento passam por testes na Católica 

Atletas de alto rendimento passam por testes na Católica 

UCB marca presença no primeiro CONGEPS

UCB marca presença no primeiro CONGEPS

Estudantes de matemática e Ciências realizam atividades práticas

Estudantes de matemática e Ciências realizam atividades práticas

UCB_-_SEGURANCA_DENTRO_DO_CAMPUS_TOPO_DE_EMAIL

Orientações sobre segurança dentro do campus da UCB

Please select listing to show.

Falando nisso...