A+
A-
DESTAQUE01SUMAE

Estudantes de Medicina participam do 1º Summaê do Internato de Saúde Comunitária

Uma aula diferente que mistura atividades lúdicas, um ambiente descontraído, interativo e dinâmico! Esse foi o sentimento dos estudantes do 9º semestre de Medicina que participaram do 1º Summaê do Internato de Saúde Comunitária, organizado pela Escola de Saúde e Medicina da Universidade Católica de Brasília (UCB), na noite desta segunda-feira, 4, no Auditório do Bloco K.

A dinâmica do Summaê foi a seguinte: uma equipe multidisciplinar formada por dez especialistas, professores dos cursos de Medicina, Nutrição, Farmácia e Biomedicina, que fez a avaliação do conteúdo proposto pelos estudantes. Por sua vez, os estudantes preparam vídeos, de no máximo um minuto, e no final de cada vídeo há uma pergunta que deve ser respondida por todos. No intervalo dos vídeos há brincadeiras, danças e desfiles de fantasias. No final há uma premiação simbólica para o melhor vídeo produzido e para os estudantes que acertaram mais respostas.

Segundo Fabiana Nunes, professora do curso de Biomedicina e organizadora do Summaê, essa atividade serve como fechamento interativo e participativo da disciplina e uma forma descontraída de revisar todo o conteúdo proposto na matéria. “Participaram das atividades 58 estudantes que estão cursando a disciplina ‘Internato de Saúde Comunitária’, 15 egressos da turma passada e 10 professores especialistas, para fechar o semestre. Escolhemos essa forma lúdica de trazer casos que os estudantes já vivenciaram na prática para poder discutir e trocar experiências”, disse Fabiana.

“Os vídeos são muito legais. Temos aqui mais uma ferramenta de aprendizado em saúde comunitária que é um dos temas que mais cai na prova de residência médica”, disse Guilherme dos Santos Queiroz, um dos estudantes do curso que participou das atividades.

Para a professora de Internato de Saúde Comunitária, Tatiana Fonseca, a intenção do Summaê foi fechar todos os assuntos e temas estudados, dirimindo todas as dúvidas, fazendo uma grande revisão daquilo que foi mais importante na disciplina. A professora falou da técnica de aprendizado usando outras ferramentas de ensino, como a descontração e a informalidade. “Trabalhar de forma lúdica com estudantes de Medicina é muito importante. É um curso muito desgastante, são seis anos, um nível de estresse elevado, lidando com vidas, muitas vezes em estágio terminal ou em grandes dificuldades, e isso é extremamente impactante e poder aliviar um pouco as tensões, transformar um aprendizado com um momento lúdico é fazer com que esses alunos se sintam parte da UCB e que eles possam entender que aqui sempre será uma casa de acolhida para eles”, ressaltou.

O coordenador do curso de Medicina, prof. Dr. Osvaldo Sampaio Netto, ressaltou que o objetivo do Summaê foi fazer uma avaliação de final de semestre trabalhando de forma lúdica o conhecimento, a fim de aliviar as tensões de uma carga horaria extremamente desgastante. “Essa atividade é uma tentativa de aplicar no curso uma experiência pedagógica que tivemos e incentivamos a equipe de professores do 9º semestre a realizar o primeiro Summaê de Medicina. A nossa proposta foi desenvolver também mais a parte lúdica do curso, descontrair de um ano de muito trabalho, pois são alunos com uma elevada carga de estudos”, frisou o coordenador do curso de Medicina.

Summaê

O Summaê foi idealizado, em 2011, pelo professor da Universidade de Brasília (UnB), Ricardo Fragelli, com o objetivo de transformar o ambiente de classe nas aulas de Cálculo para os cursos de Engenharia em um espaço mais interessante, lúdico, criativo, colaborativo e com maior engajamento dos estudantes. A primeira publicação da metodologia data de 2012 e foca a educação nas áreas de Engenharia e Exatas, havendo poucos detalhes sobre sua realização em outros contextos. Desde então, foram realizados 12 eventos trabalhando o mesmo conteúdo original, como também organizados outros por professores de outras instituições e cursos, como Administração, Direito, Fisioterapia, Design e Enfermagem.

O nome “Summaê” é a junção da palavra latina summae (em português, somas) com o acento circunflexo “^” (popularmente conhecido como chapéu) e representa a união de pessoas para o estudo de um determinado tema, mas todas usando chapéu. O objetivo em utilizar chapéus é caracterizar o evento e tornar o ambiente mais lúdico, quebrando o clima da tradicional sala de aula e oferecendo mais elementos de interação entre os participantes.


Notícias Recentes

Atletas de alto rendimento passam por testes na Católica 

Atletas de alto rendimento passam por testes na Católica 

UCB marca presença no primeiro CONGEPS

UCB marca presença no primeiro CONGEPS

Estudantes de matemática e Ciências realizam atividades práticas

Estudantes de matemática e Ciências realizam atividades práticas

UCB_-_SEGURANCA_DENTRO_DO_CAMPUS_TOPO_DE_EMAIL

Orientações sobre segurança dentro do campus da UCB

Please select listing to show.

Falando nisso...