De 15 a 19 de outubro ocorreu a 11ª Viagem de Formadores de Opinião. O projeto é promovido pelo Exército Brasileiro (EB) em parceria com instituições de ensino superior da área de Comunicação Social e do Jornalismo. A visita busca expandir o conhecimento sobre os exercícios desenvolvidos pelas forças militares.
O grupo da 11ª edição foi composto por 35 professores e estudantes da Universidade Católica de Brasília (UCB), da Universidade de Brasília (UnB), do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), do Instituto de Ensino Superior de Brasília (Iesb) e da Faculdade Anhanguera.
A comitiva visitou as instalações do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR-SP) e da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), em Campinas. Os estudantes tiveram a oportunidade de acompanhar simulações e conhecer armamento bélico no 28º Batalhão de Infantaria Leve, na 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel) e no Comando de Aviação do Exército em Taubaté (SP). O encerramento ocorreu na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Resende, no Rio de Janeiro.
A UCB foi representada pelos estudantes do curso de Publicidade e Propaganda, Brenda Oliveira e Lucas Braga; e de Jornalismo, Mariana Alves e Mariana Araújo. Os alunos foram acompanhados pelo professor das disciplinas de “Introdução à Fotografia e Fotojornalismo”, Rafael Castanheira.
Para o coronel Botelho, um dos responsáveis pela viagem neste ano, os objetivos da visita foram alcançados com êxito. “Nessa edição, o objetivo foi divulgar as atividades das organizações militares especializadas em exercícios operacionais, como o de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) e das Escolas de Formação”.
Brenda Oliveira (21), estudante do 3º semestre de Publicidade e Propaganda da UCB, acredita que a viagem colaborou para o seu entendimento sobre as atividades militares. “Houve muita troca e muitos desafios. Certamente minha opinião formada leva em conta minha visão de mundo, mas também tudo aquilo que vi e senti nessa semana”, relata.