A+
A-
Fotos: Divulgação

, ,

Estudantes da UCB participam do Programa de Educação para o Trabalho na Saúde

O PET-Saúde tem por finalidade promover a inserção do estudante no ambiente profissional

Um grupo de 80 estudantes (30 estudantes bolsistas e 50 voluntários) da Escola de Saúde e Medicina da Universidade Católica de Brasília (UCB) está atuando na região do Areal com a participação das Unidades Básicas de Saúde e do setor de Geriatria da Policlínica de Taguatinga. O grupo faz parte do Programa de Educação para o Trabalho na Saúde (PET-Saúde) que tem por finalidade promover a inserção do estudante no ambiente profissional.

Todas as ações são realizadas em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES/DF), dentro das Unidades de Saúde, em escolas, em visitas domiciliares com agentes comunitários e também dentro da UCB, em feiras de Saúde e nas Clínicas-Escola.

“Uma das atividades que os nossos estudantes estão realizando é com as crianças do Centro de Atenção Integral à Criança (CAIC) do Areal. Temos ainda atendimentos na Policlínica de Taguatinga, e os estudantes já estão realizando acompanhamento de visitas domiciliares e atividades educativas. Isso é o que chamamos de educação no trabalho”, frisou uma das coordenadoras do PET-Saúde Interprofissionalidade UCB, prof.ª Ma. Eloá Medeiros.

No ano de 2018, o Ministério da Saúde lançou um edital visando a seleção de universidades para a realização do PET-Saúde, direcionado à educação interprofissional. Assim, a Universidade Católica de Brasília, por meio da atuação dos cursos da Escola de Saúde e Medicina, escreveu um projeto que foi contemplado nesse edital. Foram, ao todo, 120 propostas selecionadas no Brasil, sendo a UCB a única Universidade particular do Distrito Federal selecionada.

O PET-Saúde Interprofissionalidade UCB tem a vigência de abril de 2019 a abril de 2021. Para o projeto foram propostos cinco grupos tutoriais constituídos por dois tutores (professores da Universidade), quatro preceptores (profissionais da Secretaria de Saúde do DF) e seis estudantes, sendo que em alguns grupos há a participação de mais estudantes, totalizando 80. Todos os grupos tutoriais são multiprofissionais e possuem a proposta da atuação interprofissional.

As outras coordenadoras do projeto são: coordenadora-geral: Tatiana Fonseca – médica; coordenadores dos grupos tutoriais: Cláudia Garcia – bióloga; Fabiana Mariz – biomédica; Eloá Medeiros – farmacêutica; Adriana Cardoso – farmacêutica; Fernanda Fernandes – enfermeira.

Notícias Recentes

Atletas de alto rendimento passam por testes na Católica 

Atletas de alto rendimento passam por testes na Católica 

UCB marca presença no primeiro CONGEPS

UCB marca presença no primeiro CONGEPS

Estudantes de matemática e Ciências realizam atividades práticas

Estudantes de matemática e Ciências realizam atividades práticas

UCB_-_SEGURANCA_DENTRO_DO_CAMPUS_TOPO_DE_EMAIL

Orientações sobre segurança dentro do campus da UCB

Please select listing to show.

Falando nisso...