Os estudantes dos cursos de Ciências Contábeis e de Gestão Pública participaram, na noite de segunda-feira, 1º de outubro, de uma apresentação sobre a atuação do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) e do Núcleo de Práticas Periciais Contábeis (NPPC), este último, pioneiro no Brasil. A advogada do NPJ, lotada no Juizado Especial Federal, Carolina Simão, falou um pouco dos trabalhos desenvolvidos.
“Nós estamos fortalecendo os laços entre os cursos de Direito e Ciências Contábeis para incluir, dentro do nosso serviço que já prestamos à população, os serviços de práticas contábeis. Hoje prestamos um serviço advocatício gratuito para as pessoas hipossuficientes e queremos incrementar o nosso processo com a atividade de um contador, dando assim uma maior efetividade para o trabalho que já desenvolvemos, não ficando dependendo do serviço de Contadoria do Tribunal, ou seja, vou ter à disposição do meu assistido, do meu cliente, um contador. Com isso, nós mesmos produziremos um laudo pericial contábil”, explicou Carolina.
Sobre os benefícios de se colocar os estudantes para atuar desde cedo, Carolina destaca a essência da formação dos futuros contadores e peritos. “Nem sempre a teoria traz ao estudante aquele benefício que somente a prática dá, que é a concretude daquilo que ele aprendeu em sala de aula. E isso para um contador é fundamental, então, quanto mais cedo os nossos estudantes tiverem contato com a prática, melhores profissionais a UCB colocará no mercado de trabalho”.
O professor de Gestão Pública, Arthur Mesquita, explicou a participação dos estudantes no Núcleo de Praticas Periciais. “Nós visamos instruir o estudante, no campo da Gestão Pública, dentro dos processos judiciais. Encontramos muitas questões relacionadas ao secretariado dentro do Tribunal. Temos questões sobre cartório, então, estas práticas que ocorrem dentro do Núcleo de Perícia Contábil também auxiliam o estudante de Gestão Pública de entender, na prática, como que funcionam os processos burocráticos e específicos da justiça”, disse.
“A Perícia Contábil é um componente curricular de final de semestre. Às vezes o estudante chega pensando que ele vai aprender a fazer perícia, mas muito pelo contrário, porque ele já aprendeu a fazer isso ao longo de todo o curso, então, quando você chega à disciplina que trata de perícia você aprende a lidar com os processos do campo civil, do Direito, bem como conduzir a sua apresentação para um juiz, que é um player importante nesse processo, então quando você começa a introduzir o estudante dentro do ambiente judicial, ele sendo um contador, com o viés fiscal, ele começa a descobrir como se relacionar naquele ambiente, e dali ele começa sua atividade profissional”, explicou o professor Arthur Mesquita.
O NPPC
O Núcleo de Práticas Periciais Contábeis busca cumprir o papel social da Universidade de oferecer uma educação de excelência e ainda contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população, como reforça o pró-reitor Acadêmico da UCB, Daniel Rey de Carvalho. “É extremamente gratificante ver um projeto como o Núcleo de Práticas Periciais Contábeis nascer. É por meio dele, e de vários outros, que podemos crescer em ensino, pesquisa e extensão, fazendo com que os maiores beneficiados dessas iniciativas sejam os alunos e a sociedade como um todo”, acrescenta.
Atualmente, o projeto funciona nas salas de aula da Universidade, durante o horário da disciplina Perícia Contábil e Arbitragem, composta por alunos do curso de Ciências Contábeis e de outros que têm interesse em participar do NPPC. Os interessados nos serviços devem procurar diretamente o Núcleo de Práticas Jurídicas da UCB, em uma de suas unidades presentes nos fóruns de Taguatinga, Samambaia, Águas Claras, além da unidade de Juizados Especiais Federais (JEF), que cuida de matérias de foro previdenciário, e a unidade dentro da UCB, localizada no Bloco Central.
Para o prof. Idalberto, professor e coordenador dos cursos de Ciências Contábeis e Gestão Pública, a proposta do NPPC promove a vivência prática aos estudantes, o fazendo e aprendendo, possibilitando a aprendizagem significativa para as práticas periciais contábeis. Essas práticas estimulam a interdisciplinaridade, o diálogo entre as disciplinas e os cursos de Direito e Ciências Contábeis, preparando os alunos para a vida profissional.