A Universidade Católica de Brasília (UCB) promoveu, na quarta-feira, 3 de outubro, o XV Festival Recreativo e Esportivo do Ensino Especial (FREC). Aproximadamente 1500 estudantes com deficiência, de oito Centros de Ensino Especial da Rede Pública do Distrito Federal participaram do evento promovido pelo Projeto Espaço Com-Vivências e pelo curso de Educação Física da UCB.
“O FREC, que está em sua décima quinta edição é uma iniciativa dos professores do Centro de Ensino Especial nº 2 de Ceilândia, e tem por objetivo estimular a socialização, a autonomia e a autoestima de todos os envolvidos, por meio da prática das atividades esportivas adaptadas; promover o reconhecimento e a autonomia e a valorização das diferentes potencialidades do educando e possibilitar o reconhecimento e a valorização das diferentes potencialidades, por meio de posturas sem preconceito ou discriminação, trabalhando valores como respeito, solidariedade, amizade, união, cooperação, paz e outros”, destacou o Prof. Dr. Elvio Marcos Boato, responsável pelo festival na UCB.
O Festival é realizado em quatro dias, sendo que no primeiro (2 de outubro) foram feitas apresentações artísticas e culturais no ginásio de esportes do SESC da Ceilândia. No segundo dia foram realizadas atividades esportivas no ginásio de esportes da UCB; no terceiro dia foram realizadas atividades recreativas no SEST/SENAT, em Samambaia, e no último dia será feito o encerramento nas escolas participantes.
O curso de Educação Física da UCB, por meio do Projeto Espaço Com-Vivências (parceria entre a SEEDF e a UCB) passou a fazer parte do grupo de colaboradores do FREC no ano de 2015 e, desde então, vem, com a participação direta de seus estudantes na organização, realização e avaliação do evento, contribuindo com essa festa esportiva, permitindo que estudantes com deficiência tenham oportunidade de vivenciar atividades físicas, em um grande congraçamento com professores, colaboradores, voluntários e estudantes da Universidade.
Com relação aos estudantes do curso de Educação Física da UCB, o FREC se mostra como grande oportunidade de vivenciar o esporte praticado por estudantes com deficiência (incluindo os casos mais graves de Autismo, Deficiência Intelectual e Paralisia Cerebral) que não foram incluídos no Ensino Regular em função da gravidade de seus quadros.
Tais experiências potencializam os estudantes para uma atuação consciente quando formados e em sua prática profissional, de forma a incluir todas as pessoas que tiverem acesso à escola, academias, clubes e sociedade em geral, sem preconceitos, discriminação e sem argumentar que não estão preparados para atender as pessoas com deficiência.
Vislumbra-se assim, uma formação completa de um profissional que conseguirá ver, antes da deficiência, seres humanos com potencialidades e capacidades para acessar todas as atividades propostas pela Educação Física.
Participaram do XV Festival Recreativo e Esportivo do Ensino Especial, o Centro de Ensino Especial nº 1 de Ceilândia; o Centro de Ensino Especial nº 2 de Ceilândia; o Centro Educacional nº 7 de Taguatinga; o Centro de Ensino Especial nº 1 de Brasília; o Centro de Ensino Especial nº 1 do Guará; o Centro de Ensino Especial nº 1 de Samambaia; e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Taguatinga e Ceilândia (APAED).