A+
A-
FREC1

Estudantes com deficiência participam de projeto de inclusão

A Universidade Católica de Brasília (UCB) promoveu, na quarta-feira, 3 de outubro, o XV Festival Recreativo e Esportivo do Ensino Especial (FREC). Aproximadamente 1500 estudantes com deficiência, de oito Centros de Ensino Especial da Rede Pública do Distrito Federal participaram do evento promovido pelo Projeto Espaço Com-Vivências e pelo curso de Educação Física da UCB.

“O FREC, que está em sua décima quinta edição é uma iniciativa dos professores do Centro de Ensino Especial nº 2 de Ceilândia, e tem por objetivo estimular a socialização, a autonomia e a autoestima de todos os envolvidos, por meio da prática das atividades esportivas adaptadas; promover o reconhecimento e a autonomia e a valorização das diferentes potencialidades do educando e possibilitar o reconhecimento e a valorização das diferentes potencialidades, por meio de posturas sem preconceito ou discriminação, trabalhando valores como respeito, solidariedade, amizade, união, cooperação, paz e outros”, destacou o Prof. Dr. Elvio Marcos Boato, responsável pelo festival na UCB.

O Festival é realizado em quatro dias, sendo que no primeiro (2 de outubro) foram feitas apresentações artísticas e culturais no ginásio de esportes do SESC da Ceilândia. No segundo dia foram realizadas atividades esportivas no ginásio de esportes da UCB; no terceiro dia foram realizadas atividades recreativas no SEST/SENAT, em Samambaia, e no último dia será feito o encerramento nas escolas participantes.

O curso de Educação Física da UCB, por meio do Projeto Espaço Com-Vivências (parceria entre a SEEDF e a UCB) passou a fazer parte do grupo de colaboradores do FREC no ano de 2015 e, desde então, vem, com a participação direta de seus estudantes na organização, realização e avaliação do evento, contribuindo com essa festa esportiva, permitindo que estudantes com deficiência tenham oportunidade de vivenciar atividades físicas, em um grande congraçamento com professores, colaboradores, voluntários e estudantes da Universidade.

Com relação aos estudantes do curso de Educação Física da UCB, o FREC se mostra como grande oportunidade de vivenciar o esporte praticado por estudantes com deficiência (incluindo os casos mais graves de Autismo, Deficiência Intelectual e Paralisia Cerebral) que não foram incluídos no Ensino Regular em função da gravidade de seus quadros.

Tais experiências potencializam os estudantes para uma atuação consciente quando formados e em sua prática profissional, de forma a incluir todas as pessoas que tiverem acesso à escola, academias, clubes e sociedade em geral, sem preconceitos, discriminação e sem argumentar que não estão preparados para atender as pessoas com deficiência.

Vislumbra-se assim, uma formação completa de um profissional que conseguirá ver, antes da deficiência, seres humanos com potencialidades e capacidades para acessar todas as atividades propostas pela Educação Física.

Participaram do XV Festival Recreativo e Esportivo do Ensino Especial, o Centro de Ensino Especial nº 1 de Ceilândia; o Centro de Ensino Especial nº 2 de Ceilândia; o Centro Educacional nº 7 de Taguatinga; o Centro de Ensino Especial nº 1 de Brasília; o Centro de Ensino Especial nº 1 do Guará; o Centro de Ensino Especial nº 1 de Samambaia; e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Taguatinga e Ceilândia (APAED).


Notícias Recentes

Atletas de alto rendimento passam por testes na Católica 

Atletas de alto rendimento passam por testes na Católica 

UCB marca presença no primeiro CONGEPS

UCB marca presença no primeiro CONGEPS

Estudantes de matemática e Ciências realizam atividades práticas

Estudantes de matemática e Ciências realizam atividades práticas

UCB_-_SEGURANCA_DENTRO_DO_CAMPUS_TOPO_DE_EMAIL

Orientações sobre segurança dentro do campus da UCB

Please select listing to show.

Falando nisso...