A+
A-
DESTAQUE01AVALIAAODEPOLITICAS

Especialista europeu em Políticas Públicas palestra na UCB

“Avaliação é o centro de todo crescimento. É uma ferramenta de controle muito importante e deve ser usada”. Essa frase é do professor emérito do Departamento de Estudos de Governo da Universidade de Uppsala, na Suécia, Evert Oskar Vedung, um dos maiores especialistas europeus em avaliação de programas governamentais, que esteve nesta sexta-feira, 17, no Câmpus II da Universidade Católica de Brasília (UCB), para a palestra: “Avaliação de Políticas Públicas”.

Vedung veio ao Brasil a convite da Escola de Gestão e Negócios da UCB e sua palestra foi aberta ao público. O professor é um dos fundadores da Sociedade Europeia de Avaliação e seus livros e artigos são referências importantes nos principais cursos de políticas públicas nos Estados Unidos e na Europa. Verdung realiza atividades de ensino e pesquisa nas áreas de avaliação de políticas públicas, planos e programas governamentais, análise argumentativa e análise de texto político, administração pública e política de energia e meio ambiente.

Evert Vedung iniciou sua palestra explicando sobre as “quatro ondas da avaliação”, que foram, inclusive, tema do artigo “Four Waves of Evaluation Diffusion”. Na perspectiva das “quatro ondas”, o professor Vedung estabeleceu uma analogia, na qual explica sobre quatro avaliações vigentes entre 1965 e 2010: 1) The Scientific Wave (Onda Científica), 2) The Dialogical Wave (Onda Dialógica), 3) The Neo-Liberal Wave (Onda Neoliberal) e 4) The Evidence-Based Wave (Onda Baseada em Evidências).

Para Verdung, “não se pode criar uma única estrutura para a avaliação, isso deve variar de acordo com vários critérios. Um desses critérios é saber se você faz avaliação de desenvolvimento ou avaliação de auditoria. Outro critério é saber o quanto de conhecimento científico será requerido, dependendo da área. Em outras palavras, não existe uma regra simples para institucionalizar a avaliação dentro dos governos”.

Linha de pesquisa

O coordenador do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Economia da UCB, professor José Angelo Divino, destacou que o tema da avaliação de políticas públicas pode virar um curso de mestrado no próximo ano. “Estamos inaugurando uma nova linha de pesquisa tratando de Avaliações de Políticas Públicas, que é uma demanda importante do governo, na avaliação de projetos sociais, uma área pouco explorada. Então, estamos propondo um mestrado nesta área, que pode ser inaugurado no próximo ano, e essa palestra de hoje se insere como uma das atividades relacionada a esse projeto”, destacou.

Já para o coordenado do curso de Economia da UCB, Marcelo Estrela Fiche, a UCB é pioneira na introdução do tema para os alunos de graduação. “Incluímos uma novidade na grade curricular do curso de Economia da UCB que é a disciplina que se chama ‘Introdução à Avaliação de Políticas Públicas’. Não tem nenhuma instituição no país que trabalhe esse tema na graduação. Então, estamos alinhando a graduação com o mestrado para tornar o tema ainda mais debatido e explorado”, ressaltou.


Notícias Recentes

Atletas de alto rendimento passam por testes na Católica 

Atletas de alto rendimento passam por testes na Católica 

UCB marca presença no primeiro CONGEPS

UCB marca presença no primeiro CONGEPS

Estudantes de matemática e Ciências realizam atividades práticas

Estudantes de matemática e Ciências realizam atividades práticas

UCB_-_SEGURANCA_DENTRO_DO_CAMPUS_TOPO_DE_EMAIL

Orientações sobre segurança dentro do campus da UCB

Please select listing to show.

Falando nisso...