Cinco egressos do curso de Educação Física voltaram à Universidade Católica de Brasília (UCB) para compartilhar com os estudantes e professores algo em comum além do diploma: a visão empreendedora em prol do bem-estar e qualidade de vida de pessoas no DF. A experiência que faz desses ex-alunos gestores na área esportiva mostrou aos presentes, diferentes ramos de atuação do profissional de Educação Física.
O evento “Business Meeting: Empreendedores de Sucesso na Educação Física”, aconteceu na manhã de 9 de maio, promovido pela Ethos, Empresa Júnior do curso de Educação Física da UCB, juntamente com os alunos da disciplina de Administração e Organização em Educação Física. A professora Mônica Vieira de Souza, responsável pela disciplina, explica que a ideia da atividade foi promover o encontro dos egressos com estudantes do início e fim do curso para que eles pudessem compartilhar, na prática, o que viveram no processo de empreendedorismo. “A ideia é que eles contem como surgiu a vontade de empreender, a confiança, a proatividade, a importância da liderança e destacarem a importância de estudar, conhecer várias áreas e mostrar para os estudantes do curso, que querem ser gestores, que eles já podem sair daqui com uma empresa”, explicou Mônica.
Para ela, a presença dos profissionais na UCB, é motivo de comemoração. “É um prazer muito grande recebê-los. Ver como eles estão no mercado de trabalho nos deixa muito orgulhosos e felizes”.
Inovação na Gestão Esportiva
Em 2015, quando Igor Almeida, Josiel Cabral e Otoniel Batista eram estudantes e realizaram na Católica a Corrida de Rua – UCB Runner, despertou neles o desejo de mudar a realidade desse tipo de evento promovido em Brasília, basicamente realizado por produtores de fora. O gosto por corridas e essa percepção motivou o grupo a criar a Move On, empresa de promoção de eventos esportivos, e lançar a primeira corrida em homenagem ao profissional de Educação Física, no mesmo ano. “Nós nos identificamos bastante com o evento em si e vimos nessa atividade a oportunidade de organizar eventos de corrida em Brasília, porque a maioria desses eventos são realizados por empresas de fora e muitos deles não são feitos por profissionais de Educação Física”, recorda-se Igor.
O evento deu certo e, este ano, a Move On fará a 3ª edição da Corrida do Profissional de Educação Física, com expectativa de 2 mil corredores inscritos. O evento tem parceria com o Conselho Regional de Educação Física do Distrito Federal (CREF 7) e o objetivo de reforçar o reconhecimento, a valorização e a importância deste profissional perante a sociedade. Além dessa corrida, a empresa vem crescendo e contribuindo na promoção da saúde, prevenção de doenças por meio do exercício físico e melhorando a qualidade de vida da população.
“Estamos colhendo frutos e recebendo propostas para organização de novos eventos”, afirmou Igor. Realizaram este ano a Meia Maratona do Trabalhador, no dia 1 de maio, com 3 mil pessoas participantes, e preparam para o segundo semestre, além da Corrida do Profissional de Educação Física, a Corrida do Servidor Público e continuam fechando parceria para novas corridas. “Nossa meta é realizar 10 corridas por ano, média de uma corrida por mês”, almeja.
Também com a primeira experiência de visão empreendedora na Universidade, Mariana Boquady amadureceu a ideia e hoje é proprietária do Studio Integrado, localizado no Guará II. Com 11 funcionários e mais de 100 alunos matriculados, Mariana presta serviços para a promoção de hábitos saudáveis e saúde por meio de diferentes atividades físicas. “Quando eu me formei já trabalhava em uma academia, em 2012, e recebi um convite de fazer parte de uma academia nova para incluir o Treinamento Funcional. Apesar de não ter nenhuma matrícula eu fui conquistando aluno por aluno. Fiquei dois anos lá. Chegou ao momento de ter lista de espera, foi aí que eu pensei que já era hora de ter o meu negócio”.
Em 2014, ela iniciou timidamente com uma sala para Treinamento Funcional, logo ampliou com estúdio de Pilates, incluiu projetos para crianças e agora o Studio Integrado oferece mais opções, além do Treinamento Funcional, como Pilates, Yoga, Tai Chi Chuan, Massoterapia e palestras para a comunidade.
Boquady conta que nesse período não foi fácil. Ela teve muito medo de seguir com o sonho, mas tudo isso fez parte do processo de crescimento. “Ao mesmo tempo em que eu queria, tinha muito medo. Já pensei muitas vezes em fechar meu estúdio por desespero, engravidei, tive filho, foi bem conturbado, mas em 2016 foi o momento em que eu enfrentei todos os meus medos e até hoje Deus me motiva e deu certo”, revela Mariana.
Tanto para os criadores da Move On, quanto para a Mariana, com o Studio Integrado, as experiências dos empreendedores são resumidas em uma palavra: a persistência. Essa foi a dica que eles deixaram para os estudantes. “Se você tem um sonho, acredita e é motivado a não desistir dele, insista, porque muitas vezes somos tomados pela vontade de desistir. Na primeira corrida pensamos várias vezes em desistir, porque não é fácil, lidamos muito com frustrações. Mas se tiver fé e perseverança, uma hora dá certo”, afirmou Igor. “Se está muito forte dentro de você e você tem certeza que sua ideia é produtiva, te motiva e vai mudar vidas, então, siga! Com certeza terá muita gente que não vai te apoiar, que vai te criticar, mas você tem que acreditar. As ideias veem, mas sempre tem alguém que abraça, adere, te apoia e dá certo”, complementou Mariana.