A+
A-
Embaixador1

Embaixador do Marrocos falar sobre a cooperação Sul-Sul

O curso de Relações Internacionais da Universidade Católica de Brasília (UCB) promoveu na manhã de hoje, 14 de novembro, mais uma manhã temática, dessa vez com o embaixador do reino do Marrocos no Brasil, senhor Nabil Adghoghi, que falou solou sobre a agenda multilateral de países do sul.

A manhã temática está incluída na II Semana da Escola de Humanidades, Negócios e Direito, que iniciou no dia 12 e segue até hoje, com várias atividades.

Segundo a coordenadora do curso de Relações Internacionais, prof.ª Dr.ª Rosana Tomazini, a conversa com a Embaixada já ocorria a alguns meses para a vinda do embaixador Adghoghi para a sua palestra aos estudantes da Universidade. “Já estávamos conversando com o embaixador do Marrocos sobre a possibilidade de cooperação, então ele se disponibilizou a vir à UCB para apresentar as relações Brasil-Marrocos e para falar um pouco mais do trabalho da Embaixada no nosso País”, explicou a professora.

De acordo com a professora Tomazini, “o Marrocos é um player atuante no cenário internacional, eles trabalham em diversas agendas, entre as quais a Conferência das Partes (COP), que trata das mudanças climáticas, o Pacto de Migração, que vai acontecer nos dias 10 e 11 de dezembro em Marrakech, no Marrocos, Tolerância Religiosa, a liderança na África, agendas de Direitos Humanos, da promoção dos Direitos das Mulheres, paz e segurança, turismo, então, eles têm uma atividade bastante diversa e pouco conhecida no Brasil e nas Relações Internacionais. Por isso, acredito que essa é uma oportunidade de dar visibilidade para outros países que não estão naquele eixo clássico que nós sempre tratamos − Europa, Ásia e Estados Unidos. Com isso, quisemos trazer mais uma relação Sul-Sul, conhecer um pouco mais outros atores relevantes das relações bilaterais Brasil”, destacou.

Estiveram presentes no evento o diretor da Escola de Humanidades, Negócios e Direito, prof. Dr. Eduardo Pires Campos Júnior; o assessor de Relações Internacionais e Institucionais da UCB, prof. Me. Creomar de Souza, além de professores do curso e de estudantes da Universidade.

O professor Creomar de Souza destacou a importância para os estudantes receber pessoas tão qualificadas no mundo das Relações Internacionais para um debate sobre o contexto atual no cenário globalizado. “Esta foi uma manhã de muito aprendizado e desenvolvimento de habilidades que são fundamentais para um profissional de Relações Internacionais: a capacidade de ouvir, de aprender, de elaborar perguntas e poder dialogar com uma figura tão importante nas Relações Internacionais como é o embaixador Nabil Adghoghi. Estas são características fundamentais para ser bem-sucedido nesse campo de trabalho”, frisou.

O diretor da Escola de Humanidades, Negócios e Direito, prof. Dr. Eduardo Pires Campos Júnior falou sobre a história do Marrocos, destacando a criação da primeira universidade do mundo, Universidade de Al-Karaouine, localizada na região de Fes. “Sugiro uma visita ao Marrocos, um país lindo, com uma cultura muito rica e milenar. Então quando soube da presença do senhor aqui na UCB, fiquei muito satisfeito e fiz questão de vir recebê-lo e prestigiar a sua palestra”, disse o professor ao embaixador Nabil Adghoghi.

A Palestra

“Gostaria de parabenizar a Universidade Católica, por meio dos seus professores e estudantes, por se interessarem no tema das Relações Internacionais, sobretudo por vivermos um período bastante conturbado, um momento onde há uma geopolítica nova que se desenha, onde há uma crítica à globalização econômica, muitas vozes criticando a globalização e também um momento de recessão democrática por conta do nacionalismo que toma conta de várias partes do mundo. São um claro recuo à importância dos valores democráticos e de Direitos Humanos”, disse o embaixador.

Falando sobre turismo, o embaixador disse que é um dos carros-chefe de seu país. “Somos uma população de 34 milhões de habitantes e recebemos, anualmente, cerca de 12 milhões de turistas, isso mostra a importância desse setor para a nossa economia. Além disso, não temos petróleo, então voltamos a nossa subsistência para a agricultura, mineração (primeiro exportador mundial de extratos de fertilizante) e também a indústria têxtil. A nossa meta hoje é colocar o Marrocos como um HUB industrial para áreas automobilísticas − somos o primeiro país africano em termos de produção −, aeronáutico e energias renováveis. Mais de 80% dos recursos que entram em nosso país são nesses três setores”, disse.

O embaixador falou ainda sobre a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2016 (COP22), que aconteceu em Marrakech, o Pacto das Migrações, que pela primeira vez os estados-membros das Nações Unidas concordaram com um Pacto Global abrangente para gerenciar melhor a migração internacional, enfrentar seus desafios, fortalecer os direitos dos migrantes e contribuir para o desenvolvimento sustentável.

O Embaixador

O embaixador do Marrocos no Brasil desde novembro de 2016, Nabil Adghoghi, foi o diretor-geral no Ministério dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação (Marrocos); foi encarregado em várias missões relacionadas ao tema da segurança regional, luta contra o terrorismo, a migração e foi também o representante do Reino do Marrocos na União do Mediterrâneo e diretor da União Europeia na Chancelaria Marroquina. Ele é diplomata de carreira e executou funções nas embaixadas do Reino do Marrocos na França, Brasil e junto à União Europeia, em Bruxelas (Bélgica).


Notícias Recentes

Atletas de alto rendimento passam por testes na Católica 

Atletas de alto rendimento passam por testes na Católica 

UCB marca presença no primeiro CONGEPS

UCB marca presença no primeiro CONGEPS

Estudantes de matemática e Ciências realizam atividades práticas

Estudantes de matemática e Ciências realizam atividades práticas

UCB_-_SEGURANCA_DENTRO_DO_CAMPUS_TOPO_DE_EMAIL

Orientações sobre segurança dentro do campus da UCB

Please select listing to show.

Falando nisso...