A Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação da Universidade Católica de Brasília (UCB) realizou, no dia 5 de setembro, às 19h, no auditório do Câmpus II, a Aula Magna com o tema: “Educação Transdisciplinar: emergem escolas criativas e transformadoras”. O evento contou com a participação da palestrante, profa. Dra. Maria Cândida Borges de Moraes, que foi homenageada pela contribuição como docente durante 10 anos no Programa de Pós-Graduação em Educação.
O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCB, professor Luiz Síveres, destacou o período de metamorfose que a educação passa no momento. “Nós estamos num processo de mudança da percepção educativa, para uma forma mais ativa. Essa é a proposta que estamos trabalhando na Católica, de metodologias ativas, em que criamos um momento interativo, dando um percurso transdisciplinar. Essa nova visão, nesse novo paradigma, faz com que a dimensão da criatividade e da inovação aflore com mais facilidade”.
Emocionada ao receber a homenagem de professores e estudantes da UCB, a professora Maria Cândida pontuou os anos em que contribuiu com a Instituição. “Esses 10 anos que passei aqui foram anos muito produtivos e extremamente gratificantes para a minha vida. Todos com quem convivi foram importantes para o meu crescimento como docente e ser humano. A vida é formada de ciclos que se fecham e outros que se abrem. O importante é aprendermos a fluir e continuarmos em busca de renovação. Eu tenho a UCB no meu coração por anos tão marcantes e produtivos na minha vida”.
Durante sua palestra, Maria Cândida falou sobre diferentes aspectos da educação transdisciplinar, como: o que se entende sobre uma educação transdisciplinar; o que ela diferencia para uma educação disciplinar; como a transdisciplinaridade e a complexidade podem colaborar para uma transição paradigmática, etc.
Estiveram na mesa de abertura: a diretora da Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação, professora Anelise Sihler; o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação, professor Luiz Síveres; a professora Christine Maria de Carvalho e a professor Maria Cândida de Moraes.