A+
A-
Faiara Assis

Educação, tecnologia e diversidade em debate

4º Encontro da Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação da Católica terá palestras, debates, mesas-redondas e oficinas sobre variados temas

Começou nesta terça-feira (24) o 4º Encontro da Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação da Universidade Católica de Brasília (UCB). Com o tema central “Educação, Tecnologia e Diversidade: Diálogos para um mundo melhor”, o encontro terá programação até o dia 26.

Serão apresentadas palestras, debates, mesas-redondas e oficinas sobre variados temas: educação, escrita criativa, oficina para apresentação de trabalhos acadêmicos, brinquedos criativos, empreendedorismo e inovação, economia criativa, dentre outros. Na Praça de Convivência do Bloco Central serão apresentados trabalhos científicos e aplicativos desenvolvidos pela comunidade acadêmica.

A diretora da Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação, Anelise Pereira Sihler, conduziu a abertura do encontro e deu as boas-vindas aos estudantes. “Estamos aqui para debater e provocar o diálogo”, pontuou a professora.

O assessor da Reitoria e diretor de Pós-Graduação, Identidade e Missão da UCB, Prof. Dr. Ir. Lúcio Gomes Dantas, chamou atenção para o tema do evento. “Dou ênfase à diversidade e ao diálogo. Universidade que não dialoga é uma prisão, é outra coisa, menos uma universidade”, destacou.

Na sequência, o diretor de Relações Governamentais e Assuntos Regulatórios da IBM América Latina, Fabio Rua, ministrou a palestra “O futuro do trabalho e as transformações tecnológicas”. Foi destacada a importância em entender as transformações que o mundo enfrenta. “Existe uma corrente que diz que, de fato, a máquina irá substituir o homem. Enquanto outra diz que não, que os robôs estão longe de nos substituírem. O medo da tecnologia substituir o homem é antigo. E não há consenso. O futuro do trabalho é um tema cercado por incertezas”, disse o palestrante.

Segundo Rua, a máquina e o homem são parceiros, e não concorrentes. “A tecnologia aumenta o conhecimento e a capacidade humana. É melhoria, e não substituição. A necessidade de reinvenção profissional é a maior ameaça, e não a substituição do humano pelo robô”, concluiu.

 

Confira a programação do 4º Encontro da Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação.

Notícias Recentes

Atletas de alto rendimento passam por testes na Católica 

Atletas de alto rendimento passam por testes na Católica 

UCB marca presença no primeiro CONGEPS

UCB marca presença no primeiro CONGEPS

Estudantes de matemática e Ciências realizam atividades práticas

Estudantes de matemática e Ciências realizam atividades práticas

UCB_-_SEGURANCA_DENTRO_DO_CAMPUS_TOPO_DE_EMAIL

Orientações sobre segurança dentro do campus da UCB

Please select listing to show.

Falando nisso...