Estudantes e professores de Pedagogia da UCB se reúnem com o secretário de Educação do DF
Estudantes e professores do curso de Pedagogia da Universidade Católica de Brasília (UCB) se reuniram nesta quarta-feira (22) com o secretário de Educação, Rafael Parente, para uma conversa sobre os desafios e perspectivas da educação do Distrito Federal. A atividade faz parte da Semana da Pedagogia da UCB.
O grupo composto por alunos do primeiro semestre dos Câmpus Ceilândia e Sobradinho, e por estudantes do oitavo semestre do Câmpus Taguatinga, pôde conhecer o perfil e o trabalho do secretário, além do Plano Estratégico da Rede Distrital de Educação. Temas atuais, desafios e propostas para a educação foram apresentados e debatidos.
“Estamos aqui para conhecer um pouco mais sobre os desafios da educação, conhecer as propostas da secretaria”, resumiu a coordenadora do curso de Pedagogia, Christine Carvalho”.
O secretário destacou que a única forma de vencer a desigualdade social é pela educação. “Qualquer país avançado se desenvolveu através da educação. A falta de uma educação de qualidade é a raiz de todos os problemas. Precisamos priorizar a educação, colocá-la antes de qualquer outra área”, disse Parente.
O titular da pasta também elencou os desafios enfrentados em sua gestão. “Insegurança, presença de drogas e violência nas escolas são as principais preocupações dos pais de alunos. Vamos priorizar as escolas mais problemáticas”, declarou o secretário, que também falou sobre as medidas do plano estratégico e metas a serem alcançadas. “As escolas interculturais bilíngues e a gestão compartilhada (parceria com a Secretaria de Segurança) são destaques do nosso plano. Como meta, temos de criar mais escolas e creches. O DF precisa criar mais 19 mil vagas nos próximos quatro anos”, destacou.
Representando a Reitoria da Católica, a diretora da Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação, Anelise Pereira, agradeceu a oportunidade de dialogar com o secretário sobre temas relevantes à educação. “A UCB se sente honrada em ter esse espaço aberto e nos colocamos à disposição para outras parcerias”, disse.
O professor do curso de Pedagogia William Resende também destacou o encontro. “Um momento ímpar, importante academicamente. Podemos conhecer as práticas inovadoras do plano traçado pela Secretaria”.
Por Adson Boaventura