O Magnífico Reitor da Universidade Católica de Brasília (UCB), Ir. Jardelino Menegat, conduziu, nesta quarta-feira (29), uma visita especial de três editores do Correio Braziliense, empresa de comunicação dos Diários Associados, ao Câmpus I, em Águas Claras. A equipe do jornal foi liderada por Ana Dubeux, editora-chefe, e pelos editores do site do Correio Braziliense, Mariana Ninderaurer e Humberto Rezende.
Também participaram do encontro o prof. Dr. Ir. Lúcio Gomes Dantas, assessor da Reitoria, o prof. Daniel Rey de Carvalho, pró-reitor Acadêmico, Sinthya Martins, gerente de Infraestrutura e Operações, e Anelise Pereira Sihler, diretora da Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação.
As inovações implantadas pela Católica no aprendizado, com uso mais intensivo de recursos tecnológicos, as parcerias com marcas internacionais, como Google e IBM, as obras de modernização e expansão do Câmpus I, as Salas Inovativas e Salas Google e a tradição e o compromisso histórico da Universidade com a educação dos jovens no Distrito Federal foram assuntos que marcaram o encontro.
O Ir. Jardelino enfatizou que a missão da Universidade Católica de Brasília é “transformar vidas pela excelência educativa”, ao dedicar esforços ao aprendizado e ao preparo dos jovens para a vida. Ele também fez questão de abordar que a Católica está em pleno processo de modernização de seus métodos de ensino, objetivando adequar o conteúdo e as formas de transferir esse conteúdo aos jovens universitários, em alinhamento com o que o mercado de trabalho demanda. “Ouvimos as empresas para saber que tipo de profissional eles querem contratar. E aí avaliamos o que precisamos fazer para corresponder a esse anseio”, disse o Irmão Jardelino.
A Católica entende que o ensino não pode ficar restrito à sala de aula, disse. “Ela é importante, tem que transcender nossos espaços internos e ir para fora do nosso ambiente”, afirmou. Essas mudanças na abordagem da educação demoram, normalmente, a se propagar, a serem bem compreendidas, disse. “Uma forma de repercutir as mudanças é justamente quando os meios de comunicação se interessam em conhecê-las e disseminá-las para a sociedade”, afirmou o reitor, ao destacar a importância da visita dos jornalistas do Correio Braziliense.
Além disso, o reitor evidenciou aos editores que a Católica alia o ensino à disseminação de valores para formar cidadãos éticos e comprometidos com o bem-estar coletivo de seus semelhantes. Ele lembrou que a UCB faz parte da história do Distrito Federal praticamente desde seu início. “Onde você coloca um espaço de educação em uma localidade, que é o caso da Católica aqui, o seu entorno é transformado positivamente. A educação deve levar esperança de uma vida melhor a todos”, disse.
Ana Dubeux, editora-chefe do Correio Braziliense, disse que a Católica é um marco importante na história do Distrito Federal e na educação de milhares de jovens. “A Católica tem uma história incrível”, afirmou. “Os objetivos da Católica e do Correio Braziliense são semelhantes, ou seja, melhorar Brasília, colaborar para mudar a vida das pessoas daqui”, disse.
Depois de uma breve reunião, o reitor conduziu todos a uma visita ao Câmpus, de modo a apresentar as novas instalações e equipamentos, além das obras de modernização e ampliação que estão em andamento.
Os editores do Correio Braziliense tiveram a oportunidade de interagir com estudantes em uma Sala Inovativa. Com uma nova proposta de aprendizagem e uma resposta à mudança de paradigma no mundo, na tecnologia e em especial, na educação, essas salas possuem um papel fundamental: serem um elo facilitador aos estudantes, como um modelo inovador de ensino. As Salas Inovativas são utilizadas para despertar no aluno duas importantes características: a inovação e o empreendedorismo.
Os jornalistas também visitaram a Biblioteca e uma Sala Google. Essa sala tem disposição de móveis e equipamentos diferentes da tradicional sala de aula, em que o professor se situa à frente dos alunos. Nas Salas Google o docente não tem praticamente um local fixo – ele circula entre os estudantes e sua função se assemelha mais a de um guia, que orienta a busca pelo conhecimento, a partir de um uso mais intensivo de tecnologia. Notebooks e óculos de realidade virtual são alguns instrumentos utilizados.