A+
A-
VisitaCorreio1

Editores do Correio Braziliense visitam instalações da Católica

O Magnífico Reitor da Universidade Católica de Brasília (UCB), Ir. Jardelino Menegat, conduziu, nesta quarta-feira (29), uma visita especial de três editores do Correio Braziliense, empresa de comunicação dos Diários Associados, ao Câmpus I, em Águas Claras. A equipe do jornal foi liderada por Ana Dubeux, editora-chefe, e pelos editores do site do Correio Braziliense, Mariana Ninderaurer e Humberto Rezende.

Também participaram do encontro o prof. Dr. Ir. Lúcio Gomes Dantas, assessor da Reitoria, o prof. Daniel Rey de Carvalho, pró-reitor Acadêmico, Sinthya Martins, gerente de Infraestrutura e Operações, e Anelise Pereira Sihler, diretora da Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação.

As inovações implantadas pela Católica no aprendizado, com uso mais intensivo de recursos tecnológicos, as parcerias com marcas internacionais, como Google e IBM, as obras de modernização e expansão do Câmpus I, as Salas Inovativas e Salas Google e a tradição e o compromisso histórico da Universidade com a educação dos jovens no Distrito Federal foram assuntos que marcaram o encontro.

O Ir. Jardelino enfatizou que a missão da Universidade Católica de Brasília é “transformar vidas pela excelência educativa”, ao dedicar esforços ao aprendizado e ao preparo dos jovens para a vida. Ele também fez questão de abordar que a Católica está em pleno processo de modernização de seus métodos de ensino, objetivando adequar o conteúdo e as formas de transferir esse conteúdo aos jovens universitários, em alinhamento com o que o mercado de trabalho demanda. “Ouvimos as empresas para saber que tipo de profissional eles querem contratar. E aí avaliamos o que precisamos fazer para corresponder a esse anseio”, disse o Irmão Jardelino.

A Católica entende que o ensino não pode ficar restrito à sala de aula, disse. “Ela é importante, tem que transcender nossos espaços internos e ir para fora do nosso ambiente”, afirmou. Essas mudanças na abordagem da educação demoram, normalmente, a se propagar, a serem bem compreendidas, disse. “Uma forma de repercutir as mudanças é justamente quando os meios de comunicação se interessam em conhecê-las e disseminá-las para a sociedade”, afirmou o reitor, ao destacar a importância da visita dos jornalistas do Correio Braziliense.

Além disso, o reitor evidenciou aos editores que a Católica alia o ensino à disseminação de valores para formar cidadãos éticos e comprometidos com o bem-estar coletivo de seus semelhantes. Ele lembrou que a UCB faz parte da história do Distrito Federal praticamente desde seu início. “Onde você coloca um espaço de educação em uma localidade, que é o caso da Católica aqui, o seu entorno é transformado positivamente. A educação deve levar esperança de uma vida melhor a todos”, disse.

Ana Dubeux, editora-chefe do Correio Braziliense, disse que a Católica é um marco importante na história do Distrito Federal e na educação de milhares de jovens. “A Católica tem uma história incrível”, afirmou. “Os objetivos da Católica e do Correio Braziliense são semelhantes, ou seja, melhorar Brasília, colaborar para mudar a vida das pessoas daqui”, disse.

Depois de uma breve reunião, o reitor conduziu todos a uma visita ao Câmpus, de modo a apresentar as novas instalações e equipamentos, além das obras de modernização e ampliação que estão em andamento.

Os editores do Correio Braziliense tiveram a oportunidade de interagir com estudantes em uma Sala Inovativa. Com uma nova proposta de aprendizagem e uma resposta à mudança de paradigma no mundo, na tecnologia e em especial, na educação, essas salas possuem um papel fundamental: serem um elo facilitador aos estudantes, como um modelo inovador de ensino. As Salas Inovativas são utilizadas para despertar no aluno duas importantes características: a inovação e o empreendedorismo.

Os jornalistas também visitaram a Biblioteca e uma Sala Google. Essa sala tem disposição de móveis e equipamentos diferentes da tradicional sala de aula, em que o professor se situa à frente dos alunos. Nas Salas Google o docente não tem praticamente um local fixo – ele circula entre os estudantes e sua função se assemelha mais a de um guia, que orienta a busca pelo conhecimento, a partir de um uso mais intensivo de tecnologia. Notebooks e óculos de realidade virtual são alguns instrumentos utilizados.


Notícias Recentes

Atletas de alto rendimento passam por testes na Católica 

Atletas de alto rendimento passam por testes na Católica 

UCB marca presença no primeiro CONGEPS

UCB marca presença no primeiro CONGEPS

Estudantes de matemática e Ciências realizam atividades práticas

Estudantes de matemática e Ciências realizam atividades práticas

UCB_-_SEGURANCA_DENTRO_DO_CAMPUS_TOPO_DE_EMAIL

Orientações sobre segurança dentro do campus da UCB

Please select listing to show.

Falando nisso...