A+
A-
Lysleine

Doutoranda da UCB recebe 1º lugar em Congresso Brasileiro

A doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Católica de Brasília, Lysleine Alves de Deus, realizou um estudo que recebeu o primeiro lugar no 34º Congresso Brasileiro de Atualização em Endocrinologia e Metabologia.

O estudo mostrou que pacientes com doença renal crônico, em estágio avançado, que pratica exercícios de força, como a musculação, possuem melhores níveis de ansiedade e depressão. A doença renal crônica consiste em lesão renal e perda progressiva e irreversível da função dos rins. Em sua fase mais avançada, os rins não conseguem mais manter a normalidade do meio interno do paciente.

“Os nossos pacientes com doença renal em estágio hemodialítico apresentavam níveis elevados de ansiedade e depressão. A literatura mostra para a gente que nós temos o treinamento resistido induzindo a produção de uma proteína muito importante, que é o BDNF. O BDNF atua nas áreas autonômicas do nosso cérebro, como um neuroprotetor, e tem associação com os níveis de ansiedade e depressão. Então, baixos níveis de BDNF estão associados a altos níveis de depressão”, disse Lysleine.

A expectativa é de que a musculação possa ser utilizada como um tratamento viável para reduzir os sintomas depressivos, aumentar a força muscular e melhorar a qualidade de vida desses pacientes.

Clique aqui e confira o vídeo realizado pela CAPES.

 

Notícias Recentes

Atletas de alto rendimento passam por testes na Católica 

Atletas de alto rendimento passam por testes na Católica 

UCB marca presença no primeiro CONGEPS

UCB marca presença no primeiro CONGEPS

Estudantes de matemática e Ciências realizam atividades práticas

Estudantes de matemática e Ciências realizam atividades práticas

UCB_-_SEGURANCA_DENTRO_DO_CAMPUS_TOPO_DE_EMAIL

Orientações sobre segurança dentro do campus da UCB

Please select listing to show.

Falando nisso...