Uma das linguagens de programação mais utilizadas entre os programadores web, o PHP pode ser inserido em documentos HTML e aplicado em desenvolvimento de servidores e na web. A Universidade Católica de Brasília (UCB) recebeu, nos dias 27 e 28 de maio, o evento Darkmira Tour PHP, com o intuito de discutir as novas tecnologias dessa linguagem e possibilitar a integração entre estudantes, profissionais e pessoas interessadas no tema, para trocar conhecimentos.
Esta foi a segunda vez que o Darkmira aconteceu no país e também que a UCB sedia o evento. Empreendedor, tutor, professor e consultor em segurança de aplicações Web e PHP, desenvolvendo em PHP há mais de 15 anos, Cyrille Grandva, fala sobre a parceria com a UCB. “É muito importante para nós ter essa associação com a Universidade, pois a proposta do evento é trazer novos conhecimentos dentro da área de tecnologia da informação, seja para estudantes ou para profissionais que já atuam com a linguagem PHP. Estar inserido em uma Instituição reconhecida em todo o Brasil faz toda diferença para a realização do evento”, disse Cyrille.
Para o professor e assessor do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas Virtual, receber um evento internacional colabora para a formação acadêmica dos estudantes e viabiliza a interação social com pessoas de outros países. “A UCB abraçou o Darkmira, pois é um evento com uma proposta inovadora, que promove o desenvolvimento web seguro, mais especificamente da linguagem PHP. Por ser de cunho internacional, temos a presença de palestrantes nacionais e estrangeiros que trouxeram o que há de mais inovador no mercado para se trabalhar com a linguagem PHP”, ressaltou Sepúlvida.
Com uma programação diversificada dividida entre workshops, palestras e momentos de networking, o Darkmira permitiu a aprendizagem de competências que podem ser aplicadas em desenvolvimentos PHP com segurança. Entre os temas abordados nos dois dias de evento, teve a palestra “Encriptação de A a Z”, proferida pelo Programador PHP e Evangelista PHPSP, Hussani Oliveira, que destacou como funciona um processo de criptografia e como utilizar isso na linguagem PHP. “Muitas pessoas usam a encriptação sem saber e, por muitas vezes, de maneira errada. Dessa forma, trouxe para o público, boas práticas e conhecimentos mais específicos de segurança, criptografia e o que tem no PHP, que é uma linguagem de programação, sendo uma das mais famosas e utilizadas no mercado”, revelou Hussani.
Uma curiosidade sobre o Darkmira é o símbolo utilizado na logomarca do evento. Muitos não sabem o por que do uso do elefante, por isso, Damien Seguy, revelou a escolha do animal. ”Eleito o símbolo da linguagem de programação PHP, o elefante representa exatamente a sigla, pois se divido o animal em três, forma as letras PHP, além de ser um animal conhecido por sua extrema inteligência”, ressaltou Damien.