A+
A-
Acolhida220181

Dado Schneider participa de abertura do semestre na UCB

Para recepcionar os novos estudantes da Universidade e dar início ao segundo semestre letivo de 2018, a Universidade Católica de Brasília (UCB) realizou, nesta manhã (14 de agosto), um evento de acolhida com um dos mais requisitados palestrantes do Brasil, Dado Schneider. A palestra “O Mundo Muda. A Palestra Muda.” trouxe aos calouros assuntos sérios, como choque de gerações e mercado de trabalho, mas de forma inovadora e divertida. O evento contou com a presença da Reitoria da UCB, que deu as boas-vindas aos estudantes: o Magnífico Reitor, Prof. Dr. Ir. Jardelino Menegat, pró-reitor Acadêmico, prof. Dr. Daniel Rey de Carvalho, pró-reitor Administrativo, prof. Dr. Júlio Linderman, além do assessor da reitoria, prof. Dr. Ir. Lucio Dantas.

Dado Schneider é conhecido por sua grande experiência no mercado publicitário brasileiro e por ter sido executivo de marketing na empresa de telecomunicações Claro, sendo inclusive o criador da marca. Hoje, Schneider se dedica a palestras, apresentando assuntos sérios aos jovens de uma forma inovadora e descontraída. A primeira parte da palestra é totalmente muda e realizada no escuro, alternando músicas diferentes conforme o assunto muda durante a apresentação dos slides. Uma técnica, com “soundtrack” – trilha sonora, desenvolvida por ele para prender a atenção do público jovem. “Não é uma palestra motivacional”, garante.

O choque de gerações é um dos principais temas da sua apresentação, afirmando que é necessário integrar os jovens e os mais velhos para que troquem experiências. “Antigamente a gente se diferenciava pela idade. Hoje, nos diferenciamos por mentalidade”, afirma. Sua principal estratégia é adaptar a linguagem, tanto oral quanto visual, ao contexto da sua audiência, mais jovem e tecnológica, características da Geração Z.

Para ele, os mais velhos devem se adaptar às novas mudanças e estar em constante atualização, uma contrapartida ao discurso tradicional do “no meu tempo era melhor”, uma fala conhecida dos mais experientes. “Mudar não é necessariamente gostar do que está acontecendo. Mudar é entender o que está acontecendo para conseguir aceitar”, explica. Além disso, Schneider defende que idade não é uma condição para entender o futuro, mas a mentalidade em se adaptar às mudanças.

Em certo momento, para entender o contexto atual e o futuro da humanidade, o palestrante apresentou a mudança no conceito de relevância ao longo dos anos. Antigamente, segundo ele, o ser humano estava preocupado com a sua essência, em “ser” algo. Já nos anos 70/80, com a tendência consumista e a explosão das marcas, os bens materiais se tornaram cada vez mais importantes, sendo necessário “ter” as coisas para ganhar notoriedade. Depois, apenas “parecer” que tinha algo se tornou mais relevante e, com o século XXI, o advento da Internet e das redes sociais, o “aparecer” é a grande tendência. “Mas sou otimista, estamos indo de novo para a era do ser”, afirma, esperançoso na nova geração.

Mercado de trabalho

Schneider, ainda, fez uma comparação aos estudantes sobre as mudanças no mercado de trabalho. Segundo ele, antigamente era mais fácil entrar e conseguir uma colocação, pois existiam poucas universidades, que eram a referência na busca por novos talentos. Atualmente, apesar da maior dificuldade em se inserir no mercado por conta da competitividade, é mais fácil se destacar, pois basta estudar um pouco mais para que alguém, como um professor, perceba o potencial e possa ser a porta para as oportunidades. “Temos que ser um pouco acima da média”, reforça.

Pesquisador da Geração Z

Aos, 57 anos, Dado Schneider se autodenomina um pesquisador da Geração Z, dedicando o seu tempo a estudar e compreender as vontades, sonhos, comportamento e linguagem dos mais jovens. Em sua trajetória, já trabalhou em grandes agências de publicidade, como MPM, Ogilvy e DM9, além de ter criado a marca da empresa Claro. Dado é doutor em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC/RS e embaixador da Campus Party no Brasil, evento referência em inovação no mundo.


Notícias Recentes

Atletas de alto rendimento passam por testes na Católica 

Atletas de alto rendimento passam por testes na Católica 

UCB marca presença no primeiro CONGEPS

UCB marca presença no primeiro CONGEPS

Estudantes de matemática e Ciências realizam atividades práticas

Estudantes de matemática e Ciências realizam atividades práticas

UCB_-_SEGURANCA_DENTRO_DO_CAMPUS_TOPO_DE_EMAIL

Orientações sobre segurança dentro do campus da UCB

Please select listing to show.

Falando nisso...