Uma universidade deve ter o seu valor medido pela sua intervenção social nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. A grande maioria das IES do Brasil se dedica à atividade de ensino, reproduzindo o conhecimento advindo de outras IES, principalmente com sede no exterior. O pensamento brasileiro sobre as grandes questões mundiais, clássicas ou contemporâneas ainda é muito resumido. O Curso de Relações Internacionais da Universidade Católica de Brasília resolveu dar a sua contribuição para o pensamento brasileiro das Relações Internacionais. Seja na política externa, comércio internacional, direitos humanos, organizações internacionais, integração regional, defesa nacional ou meio ambiente.
Duas são as fontes e motivações de pesquisa que movem este grupo do qual participam professores e estudantes do curso, professores de outros cursos da UCB e professores de universidades no exterior, como é o caso do Chihlee Institute da República da China, em Taiwan, e da Ohio University, nos Estados Unidos. A primeira e mais frequente são as monografias, cuja banca examinadora recomenda para publicação; a outra são as iniciativas de pesquisadores isolados, como no caso dos outros professores e dos estudantes de mestrado.
Foram publicados, nos últimos três anos, 8 livros, organizados pelos Professores Wilson Almeida e Ironildes Bueno. Vários artigos científicos também foram publicados por estudantes e professores, em conjunto ou isoladamente, em revistas científicas ranqueadas pelo Qualis da CAPES, na sua maioria em inglês. As principais revistas foram RBR-Research Business Review, JIBE-Journal of International Business and Economics e JIFS-Journal of International Finance Studies.
O grupo de pesquisa do curso está adquirindo maturidade acadêmica. Foram aprovados dois projetos de pesquisa do curso, inclusive um deles com financiamento externo da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal FAP-DF.