A+
A-

Mestrado e Doutorado em Gerontologia

Sobre o programa

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gerontologia da Universidade Católica de Brasília (UCB) é uma das referências na formação de recursos humanos na área do envelhecimento nas regiões do Centro-Oeste e do Norte do Brasil. Desde sua criação, em 2003, tem formado profissionais de diversas áreas do saber para atuar nas instituições de ensino superior, órgãos públicos, instituições e serviços para idosos. O Programa quer contribuir com os desafios sociais, econômicos e sistêmicos impostos pelo acelerado processo de envelhecimento da população no século XXI, que solicitam recursos humanos bem formados e que garantam que o envelhecimento e a velhice sejam processos assistidos e orientados.

O Programa possui uma equipe interdisciplinar de docentes e parcerias com pesquisadores nacionais e internacionais. Ele pertence à Rede dos Programas de Pós-graduação Interdisciplinares sobre o Envelhecimento (REPRINTE) no Brasil e possui colaborações acadêmicas com diversas universidades e centros de pesquisa.

O Programa tem como Área de Concentração a Longevidade e a Qualidade de Vida, conectando ações e conhecimentos relacionados às dimensões físicas, biológicas, psicológicas, sociais e culturais do envelhecimento e do idoso.

O Envelhecimento Populacional

A população mundial está envelhecendo rapidamente devido ao aumento da longevidade, provocado pelo desenvolvimento da ciência e da tecnologia, associado à diminuição das taxas de natalidade e de fertilidade. Atualmente, no mundo inteiro os idosos são a parcela de maior crescimento populacional, principalmente aqueles com mais de 80 anos (longevos), requerendo grande atenção e eficientes serviços previdenciários e de saúde.

O rápido aumento do número de brasileiros idosos é, por suas causas e consequências, uma das mudanças demográficas mais importantes apresentadas por nossa população na segunda metade do século XX. A expectativa de vida média do brasileiro, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é de 75,8 anos. A perspectiva é de que em 2025 teremos a 6ª maior população de idosos no mundo, com aproximadamente 32 milhões, perfazendo 15% da população total. Estimativas do IBGE também indicam que a proporção de idosos para jovens no Distrito Federal em 2060 será a segunda maior entre as 27 unidades da Federação, com cerca de dois para um, cursando com aumento da expectativa de vida de homens e mulheres, respectivamente, de 74,94 para 81,96 anos e de 79,53 para 85,65.

O que é Gerontologia

Gerontologia é uma área de conhecimento cujo objeto é o estudo das características da velhice enquanto fase do desenvolvimento humano, bem como do processo e dos determinantes do envelhecimento. O nome foi cunhado por Metchnicoff, em 1903, que uniu as palavras gregas gero = velho/digno, e logia = estudo/ciência. Trata-se de um amplo campo de natureza interdisciplinar, voltado à descrição das mudanças típicas do processo do envelhecimento e de seus determinantes genético-biológicos, psicológicos e socioculturais. Também está voltada para o estudo das características da pessoa idosa, bem como das várias experiências da velhice e do envelhecimento ocorrendo em diferentes contextos socioculturais e históricos. A Gerontologia abrange aspectos do envelhecimento normal e patológico, assim como compreende a consideração dos níveis atuais de desenvolvimento e do potencial para o desenvolvimento.

Os principais objetivos da Gerontologia são: caracterizar as mudanças evolutivas que são típicas da velhice, descrever as possibilidades de variação entre indivíduos e grupos que envelhecem em diferentes épocas e contextos histórico-sociais e identificar os fatores associados a essas mudanças.

Avaliação

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gerontologia da UCB teve seu Mestrado reconhecido pela Portaria Ministerial nº 4.419 de 30/12/2004; e o Doutorado foi aprovado pelo Conselho Técnico e Científico (CTC) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A partir de então oferta formação no âmbito do Ensino Superior em Mestrado e Doutorado em Gerontologia.

O Programa recebeu nota 4 na avaliação da CAPES no último quadriênio 2013/2016 e possui como perspectivas intensificar colaborações, projetos, parcerias e publicações.

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gerontologia da UCB tem por objetivo oferecer formação acadêmica interdisciplinar, capacitando os profissionais a produzir e utilizar conhecimentos na área de Gerontologia, com vistas à melhoria da qualidade de vida e longevidade da população idosa.

 
 
 
 
 
 
icons8-diploma_2_filledCreated with Sketch.

CONCEITO CAPES

Conceito 4

TIPO DE CURSO

Mestrado, Doutorado

dIAS DA SEMANA

D |S |T |Q |Q |S | S
D |S |T |Q |Q |S | S

dURAÇÃO

Mestrado | 8
Semestre(s)
(540 Horas)
Doutorado 8
Semestre(s)
(840 Horas)
cropped-favicon-2.png

Coordenador(a)

Vicente Paulo Alves
gerontologiamestrado@ucb.br planejamentopos@ucb.br

Telefone

(61) 3356-9617 / (61) 3356-9350

Localização da coordenação

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Horário das aulas:

Segunda-feira: 09h às 17h

Terça-feira: 09h às 17h

Quarta-feira: 09h às 17h

Quinta-feira: 09h às 17h

Sexta-feira: 09h às 17h

 
 
 
 
 
 
Anna

Anna Rita Scott Kilson

Minha experiência no Mestrado Profissional em Políticas Públicas foi muito positiva. O programa do curso aborda disciplinas com conteúdo atualizado e relevante. O corpo docente, altamente qualificado, transmite os conhecimentos com seriedade, competência e parceria com os alunos. O ambiente acadêmico nos proporcionou troca de experiências com os colegas e oportunidades para ampliar a rede de relacionamentos profissionais. Valeu a pena!

Lee-Anderson

Lee Anderson Gomes Viana

A conclusão do Mestrado em Políticas Públicas UCB, é mais uma realização na minha formação acadêmica, profissional e principalmente pessoal. Estou realmente satisfeito com os conhecimentos adquiridos no decorrer do curso. Ótimos professores, biblioteca e laboratórios para apoiar na formação do aluno. Agradeço à Universidade Católica de Brasília e a todo corpo técnico, pelo apoio e estrutura disponibilizados. Agradeço em especial ao programa de pós-graduação stricto sensu Mestrado em Políticas Públicas. Também aos professores do programa, ao meu orientador Prof. Dr. Philipp Ehrl e Prof. Dr. Prof. Dr. Carlos E. Carrasco Gutierrez pelo apoio e confiança depositada. Obrigado ao grupo de estudo, minhas amigas Ana, Joycimar, Maria José e Susan.

Lisandra Santos

A conclusão do Mestrado foi a realização de um sonho, adiado há alguns anos e agora finalmente alcançado. O curso de Políticas Públicas era justamente o que eu procurava, pelo alto nível dos conhecimentos compartilhados e formado por um grupo de professores muito qualificado. Vejo o tanto que aprendi e como isso pode contribuir para o meu crescimento pessoal e o da instituição em que atuo como servidora pública. Muito obrigada, UCB!

Susan

Susan Lavarini

O Mestrado em Políticas Públicas da UCB superou minhas expectativas, permitindo conciliar o estudo e o trabalho. O corpo docente é altamente qualificado e comprometido em compartilhar conhecimento. Além disso, a orientação ao discente abrange os mais diversos temas da área, e você aplica o conhecimento adquirido diretamente na sua área de atuação.

Foto 23.03.21

Lilian Cristina dos Santos

Minha jornada no mestrado iniciou-se com a minha aprovação em primeiro lugar no processo seletivo para o Mestrado em Gerontologia. Dessa maneira, consegui ingressar como bolsista da CAPES. O período de dois anos que passei em contato com mestres e doutores da Universidade Católica de Brasília (UCB) foi um dos mais valiosos da minha vida acadêmica, porque conheci pessoas incríveis. Nesse período, tive oportunidade de crescer tanto profissionalmente bem como pessoa. Além disso, participei do grupo de pesquisa NeuroCog-Idoso o qual me ajudou na percepção sobre a necessidade de implantação de políticas públicas voltadas para o cuidado com a saúde dos idosos. Assim sendo, continuo meu trabalho no Ministério da Saúde buscando sempre aprimorar meus conhecimentos a fim de alcançar excelência no campo da pesquisa e sempre em busca da melhor política social de amparo aos idosos em tempo integral.

Foto_Jean

Jean Rodrigues Benevides

Vivemos a era da informação e do conhecimento em um mercado cada vez mais competitivo, onde os profissionais precisam estar compartilhando experiências e se atualizando sobre métodos, boas práticas e tendências de mercado. Como executivo de uma grande instituição financeira, busquei o MBA com esse propósito, o que contribuiu muito com meu aperfeiçoamento profissional.

Anna

Anna Rita Scott Kilson

Lee-Anderson

Lee Anderson Gomes Viana

Lisandra Santos

Susan

Susan Lavarini

Foto 23.03.21

Lilian Cristina dos Santos

Foto_Jean

Jean Rodrigues Benevides