A+
A-

Mestrado e Doutorado em Educação

Sobre o curso

O Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação, da Universidade Católica de Brasília (UCB), foi concebido a partir de pressupostos estruturantes das sociedades modernas, em especial da sociedade brasileira. O que se destaca é a crescente priorização de pesquisas e políticas educacionais com vistas à progressiva melhoria da qualidade requerida pelos diferentes processos de modernização em curso no país, cuja complexidade exige profissionais com visão programática, interdisciplinar e intersetorial.

O Programa de Pós-Graduação em Educação definiu a sua centralidade tendo presente as diversas instâncias da gestão educacional e os diversos sujeitos da educação, principalmente aqueles segmentos historicamente deixados à margem da história do país, como também os distintos processos e metodologias educacionais, com destaque para as tecnologias da comunicação; e os projetos e políticas de educação, inseridos na conjuntura das mudanças sociais, econômicas e políticas que se operam na atualidade, nos planos nacional e internacional.

Com nota 4 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação visa à formação de pesquisadores e de profissionais da educação. Os mestres e doutores formados podem seguir as carreiras de cientista pesquisador e/ou carreiras de magistério nos diferentes níveis, atuar em instituições sociais ou empresariais na elaboração e desenvolvimento de projetos de pesquisa em educação, na gestão educacional e na formulação e análise de políticas públicas, em nível executivo, de assessoramento ou de consultoria.

As áreas de concentração são dinamizadas por três linhas de pesquisa: Política, Gestão e Avaliação da Educação; Processo Educacional e Formação de Professores; Educação, Tecnologia e Comunicação.

Processo Educacional e Formação de Professores

Investigação e formação, por meio dos fundamentos da educação, de temáticas relacionadas com diferentes dimensões do processo de ensino e aprendizagem, da formação inicial e continuada de professores, de teorias e práticas pedagógicas nos diferentes níveis e modalidades da educação.

Política, Gestão e Avaliação da Educação

Investigação da formulação, implementação, gestão e avaliação de políticas, programas e projetos na área de educação, nos seus diferentes níveis e modalidades. Estudos dos contextos culturais e comunicacionais das políticas e da gestão educacional, no âmbito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios. Estudos comparativos entre sistemas nacionais e internacionais de educação.

Educação, Tecnologia e Comunicação

Articulação das relações entre juventude, tecnologia e comunicação no âmbito dos processos educativos em diversos contextos da sociedade, sejam eles ambientes escolares ou voltados à convivência humana. Temáticas relacionadas à inclusão educacional e social, aos protagonismos e às sociabilidades juvenis, à inovação social e às múltiplas aprendizagens viabilizadas pelas tecnologias educacionais, da comunicação e mídias, bem como às diversas expressões culturais, especialmente àquelas que cultivam culturas de paz.

O programa foi criado em 1994, começando suas atividades com o mestrado e, a partir de 2009, com o doutorado. Nesses 25 anos de atuação, formou-se 559 mestres e 70 doutores. Além dessa atuação específica, no Stricto Sensu houve um empenho no desenvolvimento de projetos de pesquisa, um envolvimento com o ensino graduado e com a extensão, no sentido de tornar o Programa uma referência no processo de ensino-aprendizagem e na responsabilidade social.

Em 2008, iniciou-se um trabalho de parceria interinstitucionais, principalmente, por meio da criação da Cátedra UNESCO: Educação, Juventude e Sociedade, e com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul com o trabalho com Crianças e adolescentes em situação de risco psicossocial.  Em 2009, iniciou-se uma parceria de pesquisa sobre formação de professores com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) no contexto do programa PROCAD da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Destaca-se, ainda, o processo de internacionalização do Programa, por meio da participação de uma rede de pesquisa, incluindo a Universidade do Minho (Portugal), Universidad Federico Vilarreal (Peru), University of Urbana, Champaign (USA) e Universidad del Valle (Colômbia), bem como pela participação do Fórum Internacional sobre Transdisciplinariedad y ecoformación en la práctica: Buscando la Innovación y Creatividad Docente. Também estão se desenvolvendo pesquisas na área de Pedagogia Social, em parceria com a Universidade de Siegen, Alemanha e Sanna Hyynänen, da Universidade de Tampere, Finlândia. Um trabalho intenso de internacionalização deu-se, ainda, com a Universidade de Alberta e de Ottawa, no Canadá, por meio de intercâmbio de professores e estudantes.

Editais e Arquivos

icons8-diploma_2_filledCreated with Sketch.

CONCEITO CAPES

Conceito 4

TIPO DE CURSO

Mestrado, Doutorado

dIAS DA SEMANA

D |S |T |Q |Q |S | S
D |S |T |Q |Q |S | S

dURAÇÃO

Mestrado | 4
Semestre(s)
(540 Horas)
Doutorado 8
Semestre(s)
(840 Horas)
cropped-favicon-2.png

Coordenador(a)

Renato de Oliveira Brito
educacao@pos.ucb.br planejamentopos@ucb.br

Telefone

(61) 3356-9617/ (61) 3356-9350

Localização da coordenação

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Horário das aulas:

Terça-feira: 19h às 22h

Quarta-feira: 14h às 22h

Quinta-feira: 14h às 22h

Sexta-feira: 16h às 22h

Anna

Anna Rita Scott Kilson

Minha experiência no Mestrado Profissional em Políticas Públicas foi muito positiva. O programa do curso aborda disciplinas com conteúdo atualizado e relevante. O corpo docente, altamente qualificado, transmite os conhecimentos com seriedade, competência e parceria com os alunos. O ambiente acadêmico nos proporcionou troca de experiências com os colegas e oportunidades para ampliar a rede de relacionamentos profissionais. Valeu a pena!

Lee-Anderson

Lee Anderson Gomes Viana

A conclusão do Mestrado em Políticas Públicas UCB, é mais uma realização na minha formação acadêmica, profissional e principalmente pessoal. Estou realmente satisfeito com os conhecimentos adquiridos no decorrer do curso. Ótimos professores, biblioteca e laboratórios para apoiar na formação do aluno. Agradeço à Universidade Católica de Brasília e a todo corpo técnico, pelo apoio e estrutura disponibilizados. Agradeço em especial ao programa de pós-graduação stricto sensu Mestrado em Políticas Públicas. Também aos professores do programa, ao meu orientador Prof. Dr. Philipp Ehrl e Prof. Dr. Prof. Dr. Carlos E. Carrasco Gutierrez pelo apoio e confiança depositada. Obrigado ao grupo de estudo, minhas amigas Ana, Joycimar, Maria José e Susan.

Lisandra Santos

A conclusão do Mestrado foi a realização de um sonho, adiado há alguns anos e agora finalmente alcançado. O curso de Políticas Públicas era justamente o que eu procurava, pelo alto nível dos conhecimentos compartilhados e formado por um grupo de professores muito qualificado. Vejo o tanto que aprendi e como isso pode contribuir para o meu crescimento pessoal e o da instituição em que atuo como servidora pública. Muito obrigada, UCB!

Susan

Susan Lavarini

O Mestrado em Políticas Públicas da UCB superou minhas expectativas, permitindo conciliar o estudo e o trabalho. O corpo docente é altamente qualificado e comprometido em compartilhar conhecimento. Além disso, a orientação ao discente abrange os mais diversos temas da área, e você aplica o conhecimento adquirido diretamente na sua área de atuação.

Foto 23.03.21

Lilian Cristina dos Santos

Minha jornada no mestrado iniciou-se com a minha aprovação em primeiro lugar no processo seletivo para o Mestrado em Gerontologia. Dessa maneira, consegui ingressar como bolsista da CAPES. O período de dois anos que passei em contato com mestres e doutores da Universidade Católica de Brasília (UCB) foi um dos mais valiosos da minha vida acadêmica, porque conheci pessoas incríveis. Nesse período, tive oportunidade de crescer tanto profissionalmente bem como pessoa. Além disso, participei do grupo de pesquisa NeuroCog-Idoso o qual me ajudou na percepção sobre a necessidade de implantação de políticas públicas voltadas para o cuidado com a saúde dos idosos. Assim sendo, continuo meu trabalho no Ministério da Saúde buscando sempre aprimorar meus conhecimentos a fim de alcançar excelência no campo da pesquisa e sempre em busca da melhor política social de amparo aos idosos em tempo integral.

Foto_Jean

Jean Rodrigues Benevides

Vivemos a era da informação e do conhecimento em um mercado cada vez mais competitivo, onde os profissionais precisam estar compartilhando experiências e se atualizando sobre métodos, boas práticas e tendências de mercado. Como executivo de uma grande instituição financeira, busquei o MBA com esse propósito, o que contribuiu muito com meu aperfeiçoamento profissional.

Anna

Anna Rita Scott Kilson

Lee-Anderson

Lee Anderson Gomes Viana

Lisandra Santos

Susan

Susan Lavarini

Foto 23.03.21

Lilian Cristina dos Santos

Foto_Jean

Jean Rodrigues Benevides