A Biotecnologia da UCB é um curso multidisciplinar que capacita o profissional para atuar tanto em carreira científica como tecnológica, estimulando o empreendedorismo e a inovação. Além disso, o nosso curso de Biotecnologia surgiu a partir da consolidação do Programa de Pós-graduação em Ciências Genômicas e Biotecnologia da UCB (nota 6 da Capes), que apresenta docentes/pesquisadores com ampla experiência e qualidade em pesquisa molecular no Centro-Oeste e uma infraestrutura laboratorial de ponta.
O curso apresenta um conjunto pedagógico de disciplinas teóricas e práticas, com diferenciais em relação a outros cursos ofertados no DF: as disciplinas da graduação serão ministradas pelos docentes da pós com excelente qualificação acadêmica e uma infraestrutura excepcional para o ensino, a pesquisa e a extensão.
A UCB é dotada de laboratórios modernos e equipamentos de última geração, que permitem a manipulação genética de microrganismos, plantas e células animais, o isolamento e a manipulação de DNA, RNA e proteínas, a caracterização molecular de seres vivos, estudos abrangentes de genômica e proteômica, análises de moléculas por espectrometria de massas, o sequenciamento de genes e genomas, com a anotação genômica e análise de big data por bioinformática, a descoberta de novas moléculas com função terapêutica e estudos de doenças humanas em nível molecular.
Proposta do curso:
A Biotecnologia é uma tecnologia com base na Ciência que utiliza organismos vivos e partes deles para o desenvolvimento de produtos e processos/serviços, úteis à sociedade e, que visam melhorar as condições de vida da humanidade.
A Biotecnologia é uma área estratégica para o desenvolvimento econômico das nações industrializadas ou em processo de consolidação das suas indústrias. No Brasil, grandes e pequenas empresas buscam a inovação por meio de projetos de biotecnologia.
O rápido avanço científico, além do aperfeiçoamento dos processos de produção de vacinas humanas e animais, alimentos, medicamentos, biocombustíveis de 1ª e 2ª gerações e da aprovação do Marco Legal de C&T&I e da Lei das startups e do regulatório robusto do Brasil (CTNBio, Anvisa e MAPA) tem aquecido o mercado de trabalho para profissionais formados em Biotecnologia. A profissão de biotecnólogo deverá ser regulamentada via PL 3762/2019 que tramita no Congresso Nacional.
Áreas de atuação do biotecnólogo:
Existe um amplo campo para que o conhecimento de um biotecnólogo (profissional da área de Biotecnologia) se convertam em desenvolvimento tecnológico e sejam incorporados na vida da população. As principais áreas de atuação do biotecnólogo são:
- Agronegócio
- Desenvolvimento de Biofármacos e vacinas humanas e animais
- Desenvolvimento de novas terapias para o tratamento de doenças (terapias celular e gênica)
- Desenvolvimento de cosméticos.
- Área Comercial e Marketing
- Assuntos regulatórios na produção de biofármacos e produtos agropecuários e industriais
- Melhoramento de Bioprocessos industriais na produção de combustíveis e químicos
- Área acadêmica (ensino e pesquisa)
- Bioinformática
- Controle de Qualidade e Análise de Materiais
Aproveite para descobrir o perfil profissional que mais combina com você em nosso teste de perfil de carreira.
Clique aqui e faça agora de forma gratuita!