A+
A-

Biotecnologia

Sobre o curso

A Biotecnologia da UCB é um curso multidisciplinar que capacita o profissional para atuar tanto em carreira científica como tecnológica, estimulando o empreendedorismo e a inovação. Além disso, o nosso curso de Biotecnologia surgiu a partir da consolidação do Programa de Pós-graduação em Ciências Genômicas e Biotecnologia da UCB (nota 6 da Capes), que apresenta docentes/pesquisadores com ampla experiência e qualidade em pesquisa molecular no Centro-Oeste e uma infraestrutura laboratorial de ponta.

O curso apresenta um conjunto pedagógico de disciplinas teóricas e práticas, com diferenciais em relação a outros cursos ofertados no DF: as disciplinas da graduação serão ministradas pelos docentes da pós com excelente qualificação acadêmica e uma infraestrutura excepcional para o ensino, a pesquisa e a extensão.

A UCB é dotada de laboratórios modernos e equipamentos de última geração, que permitem a manipulação genética de microrganismos, plantas e células animais, o isolamento e a manipulação de DNA, RNA e proteínas, a caracterização molecular de seres vivos, estudos abrangentes de genômica e proteômica, análises de moléculas por espectrometria de massas, o sequenciamento de genes e genomas, com a anotação genômica e análise de big data por bioinformática, a descoberta de novas moléculas com função terapêutica e estudos de doenças humanas em nível molecular.

Proposta do curso:

A Biotecnologia é uma tecnologia com base na Ciência que utiliza organismos vivos e partes deles para o desenvolvimento de produtos e processos/serviços, úteis à sociedade e, que visam melhorar as condições de vida da humanidade.

A Biotecnologia é uma área estratégica para o desenvolvimento econômico das nações industrializadas ou em processo de consolidação das suas indústrias. No Brasil, grandes e pequenas empresas buscam a inovação por meio de projetos de biotecnologia.

O rápido avanço científico, além do aperfeiçoamento dos processos de produção de vacinas humanas e animais, alimentos, medicamentos, biocombustíveis de 1ª e 2ª gerações e da aprovação do Marco Legal de C&T&I e da Lei das startups e do regulatório robusto do Brasil (CTNBio, Anvisa e MAPA) tem aquecido o mercado de trabalho para profissionais formados em Biotecnologia. A profissão de biotecnólogo deverá ser regulamentada via PL 3762/2019 que tramita no Congresso Nacional.

Áreas de atuação do biotecnólogo:

Existe um amplo campo para que o conhecimento de um biotecnólogo (profissional da área de Biotecnologia) se convertam em desenvolvimento tecnológico e sejam incorporados na vida da população. As principais áreas de atuação do biotecnólogo são:

  • Agronegócio
  • Desenvolvimento de Biofármacos e vacinas humanas e animais
  • Desenvolvimento de novas terapias para o tratamento de doenças (terapias celular e gênica)
  • Desenvolvimento de cosméticos.
  • Área Comercial e Marketing
  • Assuntos regulatórios na produção de biofármacos e produtos agropecuários e industriais
  • Melhoramento de Bioprocessos industriais na produção de combustíveis e químicos
  • Área acadêmica (ensino e pesquisa)
  • Bioinformática
  • Controle de Qualidade e Análise de Materiais

Aproveite para descobrir o perfil profissional que mais combina com você em nosso teste de perfil de carreira.

Clique aqui e faça agora de forma gratuita!

icons8-diploma_2_filledCreated with Sketch.

CONCEITO MEC

TIPO DE CURSO

Bacharelado
icons8-future_filledCreated with Sketch.

TURNOS

Matutino

dIAS DA SEMANA

D |S |T |Q |Q |S | S

dURAÇÃO

8
Semestre(s)

INVESTIMENTO

Prepare-se para o mercado de trabalho

R$ 1.160,36

*Consulte nossas condições

Foto 23.03.21

Lilian Cristina dos Santos

Minha jornada no mestrado iniciou-se com a minha aprovação em primeiro lugar no processo seletivo para o Mestrado em Gerontologia. Dessa maneira, consegui ingressar como bolsista da CAPES. O período de dois anos que passei em contato com mestres e doutores da Universidade Católica de Brasília (UCB) foi um dos mais valiosos da minha vida acadêmica, porque conheci pessoas incríveis. Nesse período, tive oportunidade de crescer tanto profissionalmente bem como pessoa. Além disso, participei do grupo de pesquisa NeuroCog-Idoso o qual me ajudou na percepção sobre a necessidade de implantação de políticas públicas voltadas para o cuidado com a saúde dos idosos. Assim sendo, continuo meu trabalho no Ministério da Saúde buscando sempre aprimorar meus conhecimentos a fim de alcançar excelência no campo da pesquisa e sempre em busca da melhor política social de amparo aos idosos em tempo integral.