O curso de bacharelado em Agronomia da UCB contribuirá para a formação de profissionais aptos a compreender e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidade, com relação aos problemas tecnológicos, socioeconômicos, gerenciais e organizacionais, bem como a utilizar racionalmente os recursos naturais disponíveis, além de ter como foco a conservação, a preservação e a sustentabilidade ambiental.
O agrônomo é um profissional que possui uma visão integral da produção de alimentos, da energia de origem vegetal, de fibras e das cadeias produtivas do setor agrícola nacional.
O curso de Agronomia da UCB se alicerça em um tripé formado pelas áreas de conhecimento molecular (bioquímica, biologia molecular, genética, biotecnologia e fisiologia vegetal), conhecimentos profissionais específicos (ciência do solo/hidráulica e irrigação, agrometeorologia e climatologia, mecanização rural, nutrição mineral de plantas e adubação, fitopatologia, dentre outros) e conhecimentos acerca de negócios (produção vegetal, agronegócio, administração rural, economia global, e extensão rural).
Diferenciais
O curso de Agronomia da Universidade Católica de Brasília (UCB) consiste em um conjunto de disciplinas teóricas e práticas, com diferenciais em relação a outros cursos ofertados no DF: as disciplinas são ministradas por professores com excelente qualificação acadêmica e uma infraestrutura de ponta para o ensino, a pesquisa e a extensão. Além disso, o curso de Agronomia apresenta relação estreita de colaboração com projetos liderados por docentes/pesquisadores do Programa de Pós-graduação em Ciências Genômicas e Biotecnologia da UCB (nota 6 da Capes), com ampla experiência em pesquisa em nível celular/molecular.
A UCB é dotada de laboratórios modernos e equipamentos de última geração, além de áreas para experimentação agrícola em parcerias com outras instituições do Brasil e do exterior. O curso se estrutura em três eixos: na parte básica molecular para conhecimento e entendimento dos processos biológicos em plantas, parte de práticas agrícolas e parte de gestão de negócios.
Mercado de trabalho
O agrônomo exerce o seu ofício para aumentar a eficiência da produção agrícola, na gestão racional e equilibrada de propriedades rurais, na pesquisa científica para o desenvolvimento de tecnologias agrícolas inovadoras e no ensino acadêmico. As principais áreas de atuação do agrônomo são:
· Empresas públicas e privadas do Agronegócio
· Multinacionais do Agronegócio
· Projetos no Agronegócio
· Indústria de alimentos
· Área acadêmica (Ensino e Pesquisa)
· Setor público
· Trabalho autônomo
· Vigilância sanitária
· Gestão rural
Aproveite para descobrir o perfil profissional que mais combina com você em nosso teste de perfil de carreira.
Clique aqui e faça agora de forma gratuita!