A+
A-

Curso de Relações Internacionais promove Jornada Acadêmica

Propósito do evento foi aproximar estudantes do mercado de trabalho

A primeira Jornada Acadêmica do curso de Relações Internacionais da Universidade Católica de Brasília, realizada de 27 a 29 de outubro, teve como objetivos aproximar os estudantes do mercado de trabalho, mostrar os possíveis nichos de atuação para o internacionalista, desenvolver e aperfeiçoar softskills e promover o networking.

A Jornada Acadêmica foi uma iniciativa de três monitores da disciplina de Práticas Profissionais 2 – Comércio Exterior:  Aline Sabino, Ana Júlia Sérgio e Felipe Modesto.   “A ideia do evento começou com uma reflexão sobre a falta de proximidade que o nosso curso tinha com o mercado de trabalho. Então, a jornada nasce com esse questionamento de trazer mais para perto o mercado de trabalho e com novas áreas para o curso de Relações Internacionais”, explica um dos idealizadores do evento, Felipe Modesto.

A proposta da iniciativa era  gerar uma nova experiência de imersão acadêmica: transportando o mercado de trabalho para a academia em três  dias intensivos de experiências e aperfeiçoamento. Na programação constaram:  participação de convidados especiais, palestras, oficinas, talks sessions e uma Feira de Carreiras e Negócios.

A Jornada Acadêmica contou com parceria da Embaixada dos Estados Unidos. A aula magna foi ministrada pelo oficial do Serviço Exterior dos EUA com Alexandra Stein. Houve, ainda, uma mesa-redonda com a investigadora nacional de Segurança Diplomática do Departamento de Estado, na Embaixada dos EUA no Brasil, Raíssa Silva; e com Andressa Morais, que trabalha na Seção Consular da Embaixada americana desde 2012.

A professora do curso Camilla Cunha conta  que além do evento de abertura houve oficinas sobre Gestão de Imagem profissional,  Construindo um currículo competitivo,  Desenvolvendo a escrita criativa.

Camila recorda que um ponto alto da Jornada foi a Feira de Carreiras e Negócios. “A feira surgiu como uma oportunidade de colocar os estudantes em contato com instituições, com empresas que pudessem facilitar esse contato com o mercado de trabalho com discussões sobre carreira, empregabilidade, com um formato mais livre, de maneira que eles pudessem circular, passar em um estande e conversar com o expositor”, acrescentou.

Para Aline Sabino, idealizadora da Jornada, “a Feira de Carreiras e Negócios  é um projeto do coração. Ver todos aqueles estudantes e gestores conversando, egressos compartilhando experiências e a feira gerando esperança foi revigorante”, afirmou.

O público inicial da Jornada era formado pelos estudantes do curso de Relações Internacionais, porém, com a diversidade da programação,  o evento contou com alunos de outros cursos, como Direito e Biomedicina.

 

Resultados

Para a estudante Ana Júlia, as expectativas foram supridas. “Tudo ocorreu ainda melhor do que eu estava esperando, foi muito gratificante ver um projeto sair do papel e receber a adesão do público. Foi maravilhoso porque nós percebemos que não éramos os únicos que sentiam falta de algo mais no curso. O evento como um todo foi uma oportunidade incrível para aprender a resolver problemas, ultrapassar obstáculos pessoais, conhecer novas pessoas e principalmente entender a importância da proatividade. Nós não temos mais o luxo de esperar que as oportunidades caiam do céu, então trouxemos a oportunidade até nós”, disse.

Para o coordenador do curso de Relações Internacionais, José Romero, “a Jornada foi muito positiva, tratou de um tema muito importante que foi a empregabilidade, contando com a parceria de empresas e de várias equipes e setores da UCB, que ajudaram a viabilizar. Como muitos eventos do curso, ela pode mais uma vez reforçar o protagonismo dos estudantes na materialização de projetos, com um impacto na vida acadêmica e profissional desses estudantes e colegas. Então, nesse sentido, a Jornada reforça que apostar na potencialidade dos estudantes do curso é sempre muito certeiro, e a Jornada foi um evento muito positivo e que deve se repetir anualmente no âmbito do curso.”

*Por Bianca Vasconcellos

**Conteúdo produzido por estudantes da Empresa Júnior Olfato, sob supervisão da professora Eliane Muniz

 

Notícias Recentes

Atletas de alto rendimento passam por testes na Católica 

Atletas de alto rendimento passam por testes na Católica 

UCB marca presença no primeiro CONGEPS

UCB marca presença no primeiro CONGEPS

Estudantes de matemática e Ciências realizam atividades práticas

Estudantes de matemática e Ciências realizam atividades práticas

UCB_-_SEGURANCA_DENTRO_DO_CAMPUS_TOPO_DE_EMAIL

Orientações sobre segurança dentro do campus da UCB

Please select listing to show.

Falando nisso...