A+
A-
Foto: faiara Assis

,

Curso de Letras da UCB debate as perspectivas e os desafios do ensino de línguas

A especialista em linguística da Universidade de Brasília, Prof.ª Rosineide Magalhães, foi a convidada para uma roda de conversa para tratar do tema

O curso de Letras da Universidade Católica de Brasília (UCB) promoveu o evento “Roda de Conversa: perspectiva e desafios do ensino de línguas”, com a professora Rosineide Magalhães de Sousa, do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília (UnB). Estiveram presentes, além de estudantes do curso, professores e a coordenadora do curso de Letras da UCB, professora Christine Maria Soares de Carvalho, que foi uma das mediadoras do debate.

A professora Rosineide lidera o grupo de pesquisa Sociolinguística, Letramentos Múltiplos e Educação (SOLEDUC), certificado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Ela detalhou o seu trabalho com a formação inicial e continuada de professores da Educação Básica, nas modalidades presencial e a distância, na análise e elaboração de material didático de Língua Portuguesa, docência e coordenação pedagógica. Os temas de estudo e pesquisa da professora são: etnossociolinguística, sociolinguística, letramento como prática social, leitura e escrita, gêneros discursivos, metodologia de ensino de Língua Portuguesa e formação de professores na perspectiva do método etnográfico. Ainda trabalha com Autoetnografia e Netnografia (etnografia na Internet).

Foto: Faiara Assis

“O grande desafio do professor é pensar, diariamente, em metodologias de ensino. Todos os dias somos pressionados a criar novas formas de nos comunicar, por isso a linguística é tão importante”, ressaltou a professora que trabalha com comunidades quilombolas, ribeirinhas, campesinos e indígenas.

A professora Rosineide falou ainda sobre a valorização do professor no Brasil e deu exemplos de outros países, como China, Alemanha e Reino Unido. “As pessoas do nosso país não sabem a importância de um professor, como em outras culturas e nacionalidades. A nossa profissão é primordial para o crescimento e desenvolvimento do Brasil. Espero que essa visão equivocada do professor seja desfeita o mais rapidamente possível”, destacou.

A atividade fez parte da programação do 4º Encontro da Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação, da Universidade Católica de Brasília, com o tema central: Educação, Tecnologia e Diversidade: Diálogos para um mundo melhor. Confira aqui a programação completa da semana.

Notícias Recentes

Atletas de alto rendimento passam por testes na Católica 

Atletas de alto rendimento passam por testes na Católica 

UCB marca presença no primeiro CONGEPS

UCB marca presença no primeiro CONGEPS

Estudantes de matemática e Ciências realizam atividades práticas

Estudantes de matemática e Ciências realizam atividades práticas

UCB_-_SEGURANCA_DENTRO_DO_CAMPUS_TOPO_DE_EMAIL

Orientações sobre segurança dentro do campus da UCB

Please select listing to show.

Falando nisso...