Entre os dias 3 a 6 de outubro, os estudantes do curso de Ciências Biológicas participaram da III Jornada Acadêmica de Biologia da Universidade Católica de Brasília. Foram dias intensos de atividades, nos três períodos, na qual foi proposta a discussão a respeito da antropização (ação do ser humano sobre o meio ambiente) e suas consequências ao meio ambiente, principalmente extinções da biodiversidade. A programação incluiu palestras em diferentes áreas, entre elas ecologia, microbiologia, paleontologia, minicursos, apresentações orais de trabalhos, mesas redondas, e muito mais.
As palestras contaram com presenças de especialistas de várias instituições. Foram elas: “Biologia Evolutiva e a Sexta Extinção em Massa”, com a Dr.ª. Rosana Tidon (Universidade de Brasília); “Desafio de uma vida dupla no mundo moderno – a defesa cutânea dos anfíbios”, com a Dr.ª. Ananda Brito de Assis (Universidade de São Paulo); “A importância do biólogo no contexto da sexta grande extinção”, com o MSc. Gildemar Crispim (Conselho Regional de Biologia da 4ª Região); “O impacto da agricultura de precisão no ambiente”, com o Dr. Nicolau Brito da Cunha (Universidade Católica de Brasília); “A importância das reservas ecológicas”, com Giovana Teles (jornalista da Rede Globo); ; “Estratégias reprodutivas”, com a Dr.ª. Lourdes Maria Abdu El-moor Loureiro (Grupo de Estudos de Ecossistemas Aquáticos); “Recuperação de áreas degradadas do Cerrado”, com o Dr. Alexandre Sampaio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade); “Professores e investidores: como inovar?”, com Marcello Lasneuaux; “As flores de plástico não morrem”, com a Dr.ª. Bárbara Medeiros Fonseca (Universidade Católica de Brasília) e “Cenários e desafios humanos: normose e percepção”, com o Dr. Genebaldo Freire Dias. Segundo a coordenadora do curso de Ciências Biológicas, profa. Luciana Galvão “O tema da Jornada Acadêmica de Biologia de 2018 foi muito oportuno, pois pudemos discutir as questões mais importantes sobre o impacto humano no Planeta e também as oportunidades de atuação do biólogo no sentido de mitigar os efeitos ou mesmo ampliar a conscientização da população em geral sobre nossas ações”.
Segundo a coordenadora do curso de Ciências Biológicas, prof.ª. Luciana Galvão, “O tema da Jornada Acadêmica de Biologia de 2018 foi muito oportuno, pois pudemos discutir as questões mais importantes sobre o impacto humano no Planeta e também as oportunidades de atuação do biólogo no sentido de mitigar os efeitos ou mesmo ampliar a conscientização da população em geral sobre nossas ações”.
As jornadas
Em 2016, foi realizada a I Jornada Acadêmica de Biologia, obtendo grande repercussão dentro e fora da Universidade, incluindo a importante participação de representante do Conselho Regional de Biologia (CRBIO) em uma das mesas redondas. Anteriormente, nos anos de 2000 a 2016, foram realizadas as Semanas da Biologia ou Simpósios de Biologia, com a finalidade de discutir a profissão, seus desafios e possibilitar a interação dos estudantes com temas emergentes nas Ciências Biológicas. Tanto as jornadas acadêmicas, como as semanas da Biologia e Simpósios caracterizam-se pela ampla participação da comunidade acadêmica e de estudantes e profissionais de outras instituições, bem como vêm oportunizando a divulgação dos trabalhos de pesquisa nas diferentes áreas da Biologia, sobretudo dos estudantes. Ainda, de acordo com a coordenadora do curso, “Também é importante salientar que eventos acadêmicos como as Jornadas, Semanas Acadêmicas e Simpósios que realizamos contribuem com a formação complementar do estudante, oportunizando o contato com pesquisadores e profissionais em diferentes áreas de atuação, além de promover a divulgação das pesquisas que os próprios estudantes realizam na Universidade e seu treinamento em temas específicos em minicursos. Como os próprios estudantes organizam o evento (Centro Acadêmico de Biologia) também se constitui em um desafio importante que os prepara para o futuro”.
A III Jornada Acadêmica foi organizada pelo Centro Acadêmico de Biologia e Coordenação do Curso de Ciências Biológicas, com apoio da Escola de Exatas, Arquitetura e Meio Ambiente, além do Conselho Regional de Biologia da 4ª Região.