Os estudantes do último semestre do curso de Medicina da Universidade Católica de Brasília (UCB) estão participando, de 20 a 24 de fevereiro, de um curso no Grupamento de Atendimento Especializado Pré-Hospitalar (GAEPH) do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), no Guará II. A iniciativa tem como objetivo mostrar aos estudantes do Internato de Urgência e Emergências como funcionam os atendimentos que os bombeiros prestam em caso de situações de socorros de urgência antes de encaminhar as pessoas aos hospitais.
O 2º sargento do CBMDF, Marcos Costa, explica que o curso é uma parceria entre o Corpo de Bombeiros e a Instituição. “O curso é de 25 horas e tem acontecido no turno da tarde durante essa semana. Após a conclusão dessa etapa, os estudantes ainda poderão participar de dois plantões em nossas ambulâncias, para acompanharem de perto o nosso trabalho e também colocar em prática o que estão aprendendo durante esse período vivenciado aqui. Essa é a primeira turma a participar, mas nosso intuito é que se torne um projeto fixo”.
A estudante Ingrid Valão conta que essa é a primeira vez que participa desse tipo de atividade. “Estou achando o curso muito enriquecedor. Esse entendimento entre o pré-atendimento hospitalar e o intra-hospitalar colabora para uma visão mais ampla da condição do paciente e o procedimento até chegar ao nosso atendimento. Estamos aprendendo como ver esse outro lado e a responsabilidade que cada um tem nesse processo”.
Para o estudante Marcelo Fonseca, esse tipo de iniciativa ainda na graduação é extremamente importante. “Isso faz com que a gente comece a observar de forma diferenciada o trabalho que antecede o nosso atendimento, o que o paciente já passou e as situações que os bombeiros vivenciam. O que colabora para um melhor entrosamento entre as partes envolvidas, como também, um melhor atendimento”, pontua.