O coral de cânticos natalinos da Universidade Católica de Brasília (UCB), criado há menos de um mês especialmente para se apresentar durante a confraternização de fim de ano, composto exclusivamente por colaboradores e professores da Instituição, segue encantado o público por onde passa.
A primeira apresentação do grupo aconteceu no dia 14 de dezembro, para o público interno da Universidade. Nesta quarta-feira, 19 de dezembro, se apresentou para a comunidade acadêmica, na própria UCB. A próxima apresentação acontecerá na sexta-feira, 21 de dezembro, no Alameda Shopping, em Taguatinga.
Segundo reportagem da Universidade de São Paulo, a história do canto coral tem suas raízes associadas à história da música e da própria humanidade. As primeiras melodias foram proferidas durante o canto coletivo de tribos primitivas em rituais religiosos para clemência e agradecimento aos deuses. Já no período clássico, foram estabelecidos os pilares do canto coral dentro da cultura grega e entre cristãos. No Brasil, a tradição dos cânticos natalinos começou 1922 e seguem até hoje encantando as plateias.
Segundo o maestro do coral e integrante da Pastoral Universitária, José Roberto, a ideia de formação do coral já vem de longa data. “Sempre na época de Natal, a Pastoral realizava a celebração e eu ficava sozinho, sem o acompanhamento de ninguém. Eu sentia falta de um cântico mais robusto. Dessa forma, resolvemos criar um coral de cânticos natalinos para esse fim de ano para cantar durante a confraternização da Universidade. Tivemos menos de um mês de ensaios, mas considero um sucesso e agradeço a todos os colaboradores que se inscreveram e toparam realizar esse sonho”, destacou Roberto.
Ainda de acordo com o maestro, a continuação do coral vai depender do incentivo da UCB. “Estamos dispostos a continuar com o projeto, mas depende da UCB. Se tivermos o apoio podemos abrir para novas vozes, selecionar outros colaboradores. Quem sabe não temos uma estrela da música escondida entre nós?”, destacou José Roberto.
A apresentação do coral da UCB no Alameda Shopping será às 16h, na Praça Central.