A+
A-
ConcursoGastronomia4

Competição acirrada marca Concurso Gastronômico na UCB

 Preparar um jantar para convidados é um grande desafio. Ter a participação de chefes da gastronomia local como parte desses convidados faz com que a pressão seja ainda maior. Com a produção de cardápios repletos de criatividade e sabor, os estudantes do 4º semestre do curso de Gastronomia da Universidade Católica de Brasília (UCB) optaram por preparações da Argentina, Estados Unidos, Turquia e Portugal, na 6ª edição do Concurso, realizado no dia 5 de junho.

A atividade idealizada pela professora Jennifer Lacerda avalia quesitos das disciplinas de Cozinha Internacional II e Panificação e Confeitaria Avançada. “Em formato de competição, o Concurso foi idealizado para que os estudantes buscassem, além dos conhecimentos que tiveram em sala de aula, um aprofundamento sobre a cultura dos países, fazendo uma releitura ou criando sua própria preparação. Trazer para o júri clientes e profissionais da área gastronômica tem como intuito proporcionar aos estudantes a experiência de receber críticas e opiniões verdadeiras do mundo real, para se familiarizarem com uma rotina que os espera no mercado de trabalho”.

Responsável pela disciplina de Cozinha Internacional II, o chefe Alex Sabino contou que os estudantes ficaram à vontade para escolher as localidades que iriam representar gastronomicamente. “Durante o semestre, trabalhamos conteúdos da culinária de todos os continentes. É importante que, mesmo que a pessoa não atue com determinado seguimento da gastronomia de um país, possa conhecer a culinária de diferentes culturas. Isso reflete muito nos aspectos criativos na elaboração dos pratos no dia a dia”.

Presente pela primeira vez no evento, o diretor da Escola de Gestão e Negócios da qual o curso faz parte, professor André Cavalcanti, destacou a importância desse tipo de atividade na preparação dos estudantes para o mercado de trabalho. “Eu acho que, quem opta por Gastronomia e realmente quer atuar na cozinha, tem que acostumar com pressão diária. Os professores trabalham desde o primeiro semestre com essa tentativa de simular essa adrenalina de uma cozinha e isso é fundamental para a formação dos futuros profissionais. A experiência desse Concurso com a presença de chefes experientes, que têm conhecimento de mercado, é fundamental para a formação deles. Quanto mais atividades nesse sentido, melhor preparados eles estarão para iniciar a carreira profissional”.

“Eu tenho a sensação de que nunca saí da Católica, é como se eu tivesse uma eterna ligação com esse lugar”, declarou o chef Kennedy Nunes, egresso do curso, que participou como jurado em outras edições. “Sempre que venho participar de atividades desenvolvidas pelo curso me preocupo com o que irei acrescentar para eles e o que trarei de novidade. No caso do Concurso, o meu comportamento enquanto jurado é muito ligado à formação, e eu me coloco numa posição comercial, então, me pergunto: eu pagaria por esse prato? Erros acontecem em toda cozinha e o profissional precisa estar ciente do que irá enfrentar. A realidade é dura. Cozinha não é status e é necessário estar realmente preparado”.

A personal chef Raquel Amaral, ex-participante do The Taste Brasil 2017 – programa produzido pela GNT, fez parte do júri. Recentemente, Raquel passou por avaliações severas durante o reality show, que teve a presença de alguns dos maiores nomes da gastronomia do país, como Helena Rizzo e Alex Atala. Invertendo os papéis, a chef aproveitou a atividade para ver como é o outro lado, o de quem avalia. “É muito bom ver o pessoal se dedicando tanto, porque cozinha é paixão e ver esse sentimento nos estudantes é muito bom”.

Cardápio
Diversidade e criatividade tomaram conta da noite. Representando a gastronomia turca, o grupo vencedor preparou como prato principal um Manti de cordeiro ao molho de iogurte, Balclava de pistache e amêndoas com especiarias para sobremesa, harmonizado com chá, a bebida mais consumida no país. “A cultura da Turquia chamou a atenção do nosso grupo na escolha pelo tema, pois está completamente inserida na história da culinária do país. Optamos por esses pratos porque os turcos usam bastante oleaginosas e frutas secas, além do iogurte. Então, tentamos usar os ingredientes principais do país e fazer duas preparações marcantes para a competição”, explicou Claudio Fortuna, estudante do curso.

Para representar a gastronomia argentina, foi preparado Bife Ancho com batatas gratin, Red velvet argentino e vinho Malbec. A equipe se desdobrou e sentiu de perto como funcionam os imprevistos de uma cozinha. “Duas pessoas da nossa equipe faltaram, então, todo o planejamento que fizemos teve que ser modificado. Sabemos que isso é algo que pode acontecer no dia a dia de um restaurante e foi importante para além da preparação que tínhamos em mente, podermos colocar em prática o nosso autocontrole. É fantástico poder participar dessa competição. Ter a oportunidade de ouvir uma crítica construtiva ou conselho de um chef renomado é a nossa maior vitória”, ressaltou o estudante Thales Alves.

Com o conceito de servir uma ceia de ação de graças em modo de fast food, a equipe que escolheu os Estados Unidos serviu Hambúrguer de peru com pão de milho, Pumpkin pie com sorvete artesanal de cranberry e cerveja Liberty Ale para harmonizar. “O Concurso é um marco na nossa carreira acadêmica. É como se fosse o nascimento de um filho. Fomos preparados durante esses dois anos para este momento. É pura adrenalina. Lembro tudo que passei, do dia que entrei aqui até hoje. Essa pressão da avaliação é uma amostra do que viveremos no mercado de trabalho. Aqui, ainda podemos cometer alguns deslizes, mas no mercado não”, pontuou o estudante Igor Vicente, integrante do grupo.

O cardápio de Portugal teve direito a um prato típico do país, Polvo a lagareiro, Brisa do Liz como sobremesa e vinho tinto português. A estudante Silmara Ferreira Dias contou que buscaram preparações regionais e típicas para apresentarem na atividade final do curso. “Eu sou apaixonada por gastronomia. É o que eu amo, e essa está sendo a realização do meu sonho, chegar ao fim desse curso. Foi emocionante participar desse Concurso. Meu grupo trabalhou bem integrado e foi, sem dúvidas, uma das melhores experiências que já vivi”.

Jurados
Composto por convidados e chefes que atuam no cenário da gastronomia local, o júri foi responsável pela avaliação dos grupos. Estiveram presentes como convidados: professor André Cavalcanti, diretor da Escola de Gestão e Negócios; professora Christine Maria de Carvalho, diretora da Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação; professor Douglas José da Silva, diretor da Escola de Exatas, Arquitetura e Meio Ambiente; Daniela Firme, vocalista da banda On The Rocks; Marla Freitag, produtora da banda On The Rocks. Como avaliadores técnicos, o evento teve a participação do chef Kennedy Nunes e da personal chef, Raquel Amaral.


Notícias Recentes

Atletas de alto rendimento passam por testes na Católica 

Atletas de alto rendimento passam por testes na Católica 

UCB marca presença no primeiro CONGEPS

UCB marca presença no primeiro CONGEPS

Estudantes de matemática e Ciências realizam atividades práticas

Estudantes de matemática e Ciências realizam atividades práticas

UCB_-_SEGURANCA_DENTRO_DO_CAMPUS_TOPO_DE_EMAIL

Orientações sobre segurança dentro do campus da UCB

Please select listing to show.

Falando nisso...