Com a finalidade de minimizar as dificuldades encontradas pelos pesquisadores durante o processo de submissão de um projeto para apreciação ética, a Universidade católica de Brasília (UCB), por meio do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), realizou nos dias 15 de setembro, 27 de outubro e 24 de novembro, no Bloco Central da Instituição, minicursos de capacitação. O curso contou com a participação de pesquisadores e estudantes da UCB, do Centro de Estudos Oftalmológicos Renato Ambrósio – CEORA, do Hospital Oftalmológico de Brasília – HOB e do Hospital Santa Marta – HSM. Ao final de cada etapa, os participantes receberam certificado.
Papel do CEP
O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) é um colegiado interdisciplinar e independente, que deve existir nas instituições que realizam pesquisas envolvendo seres humanos. O CEP foi criado para defender os interesses dos sujeitos da pesquisa em sua integridade e dignidade e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos (Normas e Diretrizes Regulamentadoras da Pesquisa Envolvendo Seres Humanos – Res. CNS n.º 466/12).
A professora do curso de Farmácia e integrante do CEP, Adriana Cardoso Furtado, explica que o comitê é responsável pela avaliação e acompanhamento dos aspectos éticos de todas as pesquisas que envolvem seres humanos. “É normatizado por diretrizes que ressaltam a necessidade de revisão ética e científica das pesquisas, visando a dignidade, os direitos, a segurança e o bem-estar do sujeito da pesquisa”, disse.
Além disso, o CEP contribui para a qualidade das pesquisas e para a discussão do papel da pesquisa no desenvolvimento institucional e no desenvolvimento social da comunidade. Promove também a valorização do pesquisador que recebe o reconhecimento de que sua proposta é eticamente adequada e colabora para o processo educativo dos pesquisadores, da Universidade e dos próprios membros do comitê. Ao longo de todo o ano o Comitê de Ética em Pesquisa realiza atividades, como seminários, palestras, jornadas, cursos e estudo de protocolos de pesquisa.