A+
A-
CatolicaTalks1

Católica Talks recebe representante do hospital Sírio Libanês

O auditório do Bloco M esteve lotado na noite desta terça-feira, 21 de agosto, para a terceira edição do Católica Talks. O tema discutido foi “O Mercado e o Profissional de Saúde”, com a palestra do diretor de unidades externas do hospital Sírio Libanês, Fábio Patrus M. Pena, vindo de São Paulo exclusivamente para esse evento.

“Nós fizemos a escolha por este tema porque recentemente a Universidade Católica de Brasília (UCB) fechou uma parceria com o hospital Sírio Libanês, por isso o nosso palestrante é um representante que o hospital, com muitos anos de casa, e nos apresentou o que o mercado pede como perfil do profissional contemporâneo da área da saúde. Foi uma discussão muito relevante, uma vez que o hospital está abrindo uma unidade em Brasília e tem como perspectiva a contratação de mais de mil profissionais”, destacou o prof. Dr. Christian Philip Klein, ligado ao curso de Relações Internacionais e coordenador-geral de Formação Continuada da UCB.

O professor Klein ressaltou as oportunidades que a parceria UCB/Sírio Libanês propiciará para os estudantes da Universidade. “Eu vejo que essa parceria vai trazer ganhos para ambas as instituições. Primeiro lugar, já somos uma referência no estudo da área de saúde. Os nossos cursos são referência no Centro-Oeste e os nosso estudantes terão mais chances de praticar aquilo que estudaram. Eles terão a oportunidade de fazer estágio e trabalhar no hospital, e nós, enquanto Universidade, faremos a capacitação desses estudantes. Já estamos trabalhando com cursos de extensão, de formação e de especialização, com selo UCB e hospital Sírio Libanês”, ressaltou.

“Nós estamos com alguns projetos que irão beneficiar os nossos egressos, com os cursos de pós-graduação, e nossos estudantes, com residência médica e outras parcerias que ainda estão para serem firmadas. O primeiro fruto é o curso de pós-graduação lato sensu em Oncologia Multiprofissional que teremos profissionais do hospital ministrando aulas, em conjunto com nosso corpo docente e com atividades práticas sendo realizadas dentro da unidade do hospital, aqui em Brasília”, explicou a diretora da Escola de Saúde e Medicina, Prof.ª Cristine Savi Fontanive.

Fábio Patrus destacou o momento em que vivem os hospitais e o perfil de profissional da área da saúde exigidos pelo mercado de trabalho. “Na palestra tentei falar um pouco do cenário de saúde atual que está bastante complexo e delicado, com uma série de custos crescentes, muito acima da inflação, e os desafios que isso traz, não só para as organizações de saúde, como para os profissionais da área que serão os agentes dessa transformação. Discutimos os desafios para as empresas, para os hospitais, e para os profissionais de saúde e as competências necessárias para lidar com esse momento novo que nós estamos passando”, destacou.

“As instituições devem ser cada vez mais integradas, a capacidade desse profissional em articular em equipe, com seus pares e um conhecimento especializado deve existir para prover o melhor cuidado. Esse profissional deve ter uma visão sistêmica, porque, de fato, vai ser a conexão com o cuidado dele pós-hospital, na reabilitação, e pré-hospital, nas ações de prevenção e de promoção. Precisamos, então, cada vez mais de profissionais interligados para garantir um cuidado integrado para o indivíduo, o que hoje isso não acontece”, explicou Fábio Patrus, destacando o desafio dos futuros profissionais da área de saúde.

Falando sobre a parceria entre a Universidade e o Hospital Sírio Libanês, Fábio ressaltou a conexão imediata entre as duas instituições. “Estamos muito felizes com essa parceria. Temos uma premissa de procurar o melhor potencial da cidade e construir junto com os parceiros uma rede hospitalar forte e de qualidade. Quisemos então manter o vínculo do que tem de melhor na cidade, então escolhemos a UCB por ter uma afinidade de valores, de propostas de educação, de ensino, agregando com a nossa qualidade de assistencial, portanto, entendemos que há um grande potencial de unir essas forças e construir algo ainda maior para Brasília”, disse.


Notícias Recentes

Atletas de alto rendimento passam por testes na Católica 

Atletas de alto rendimento passam por testes na Católica 

UCB marca presença no primeiro CONGEPS

UCB marca presença no primeiro CONGEPS

Estudantes de matemática e Ciências realizam atividades práticas

Estudantes de matemática e Ciências realizam atividades práticas

UCB_-_SEGURANCA_DENTRO_DO_CAMPUS_TOPO_DE_EMAIL

Orientações sobre segurança dentro do campus da UCB

Please select listing to show.

Falando nisso...