A+
A-
DESTAQUEAULAMAGNA01

Aula Magna trata da afetividade no processo de ensino

A escola atualmente é o local onde o estudante permanece grande parte de sua vida, consequentemente, desempenha uma função importante na formação desse aprendiz. Foi pensando nesse vínculo afetivo formado entre estudantes e escola, que a prof.ª Dr.ª Cristina Costa Lobo, da Universidade Portucalense Infante D. Henrique, Portugal, falou sobre os “Efeitos da afetividade sobre o processo de ensino e aprendizagem”.

A professora foi convidada para ministrar a Aula Magna da Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação, ocorrida na noite de terça-feira, 27 de fevereiro, no auditório do Bloco G. Estiveram presentes estudantes de Pedagogia, Letras, das licenciaturas, da Comunicação Social e de Tecnologia da Informação, professores e interessados no tema.

Segundo a prof.ª Cristina, as transformações ocorridas na sociedade e a intensidade com que as informações se modificam cada vez mais se refletem no ensino. Desse modo, exige-se que o ambiente escolar não seja um mero transmissor do saber.

“É indispensável enxergar o educando como um ser singular, pensante, construtor do seu próprio conhecimento e, de certa forma, composto por seus afetos, suas emoções, seus sentidos e suas percepções”, disse Cristina.

“Estudos levam a crer que o nível de evasão diminui muito quando existe afetividade, não só entre professores e estudantes, mas entre estudantes e estudantes. Então, é um trabalho que é desenvolvido, do professor trabalhar essa relação afetiva entre o próprio grupo, entre a própria equipe”, ressaltou a professora Cristina Costa Lobo.

Para a diretora da Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação, Anelise Pereira Shiler, a afetividade já vem sendo estudada há muitos anos enquanto um fator preponderante para a diminuição de evasão escolar. “É essencial que o estudante que se prepara para exercer a docência, além dos conhecimentos que ele adquire, pratica, desenvolve, ele também esteja apto a trabalhar a questão da afetividade para que ele forme vínculo com os estudantes, para que ele tenha essa perspectiva de acolhimento, compreensão, especialmente, criação de um ambiente onde o estudante possa se sentir bem, motivado a estar presente, a participar, a colaborar, dividir com seus próprios colegas, então, a afetividade é fundamental no processo”, frisou.

O prof. Dr. Geraldo Caliman, do Programa de Educação e coordenador da Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade, conduzida pela UCB, ressaltou a importância da experiência da professora Cristina na área de Psicologia, com formação com ênfase em Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.

A professora Cristina é, desde maio de 2017, membro e leitora da Cátedra UNESCO.


Notícias Recentes

Atletas de alto rendimento passam por testes na Católica 

Atletas de alto rendimento passam por testes na Católica 

UCB marca presença no primeiro CONGEPS

UCB marca presença no primeiro CONGEPS

Estudantes de matemática e Ciências realizam atividades práticas

Estudantes de matemática e Ciências realizam atividades práticas

UCB_-_SEGURANCA_DENTRO_DO_CAMPUS_TOPO_DE_EMAIL

Orientações sobre segurança dentro do campus da UCB

Please select listing to show.

Falando nisso...