O curso de Ciências Biológicas da Universidade Católica de Brasília (UCB) mais uma vez confere o efeito benéfico das atividades práticas na formação de seus estudantes. Dessa vez, a disciplina de Métodos em Biologia de Campo foi realizada no período de 16 a 20 de outubro de 2017, na Fazenda Trijunção, localizada na divisa entre os estados de Minas Gerais, Goiás e Bahia, no entorno do Parque Nacional Grande Sertão Veredas, Mambaí/GO.
Diariamente, um grupo de cinco a seis alunos, sob supervisão e orientação dos professores: Bárbara Medeiros, Chesterton Ulysses, Helga Widerhecker e Morgana Bruno, conheceram diferentes métodos e técnicas em ecologia, propostas de delineamentos experimentais, coleta e análise de dados e interpretação de resultados, relacionados a temas diversos, tais como biogeografia de ilhas, composição de algas planctônicas e perifíticas, termorregulação em anfíbios, riqueza de rastro de grandes mamíferos e herbivoria.
Tal experiência de trabalho em ecossistemas naturais, dentro de uma propriedade particular que visa valorizar a conservação de ambientes naturais, representa um complemento importante para a formação dos alunos como futuros biólogos e valorização de ecossistemas que se encontram sobre forte pressão antrópica, como o Cerrado e a Caatinga.
Esse tipo de atividade mostra o diferencial da Universidade Católica de Brasília, a única em Brasília a oferecer disciplinas práticas com alto padrão de qualidade e impacto positivo na formação dos seus alunos.