UCB, Rotary Club e Casa da Amizade promovem o primeiro encontro de formação dos alfabetizadores do Projeto Alfabetização Cidadã selecionados para atuar nas turmas de 2020
O Projeto de Extensão da Universidade Católica de Brasília (UCB), Alfabetização Cidadã, promoveu o primeiro encontro de formação dos alfabetizadores selecionados para atuar nas turmas de 2020. A UCB participa com a parte de formação e articulação das turmas e o Rotary Club com o suporte de bolsas e patrocínios.
“Lançamos um edital, em dezembro, para selecionar os alfabetizadores, os selecionamos e agora, com essa reunião, vamos fechar os locais de atuação e realizar as matrículas dos interessados”, destacou o prof. José Ivaldo, um dos coordenadores do Projeto Alfabetização Cidadã, em conjunto com a professora Vanildes Gonçalves dos Santos.
O projeto oferece cursos gratuitos, em diferentes espaços no Distrito Federal, para pessoas maiores de 18 anos não alfabetizadas. Através da leitura e escrita o Alfabetização Cidadã promove a superação do analfabetismo no DF, com turmas na UCB e em cidades que possuem demanda de pessoas não alfabetizadas, inclusive com a alfabetização digital.
O projeto existe desde 1997 e já alfabetizou mais de 10 mil pessoas dentro e fora do DF, oferecendo uma proposta de educação para a cidadania. Além de promover a pesquisa e a extensão da UCB, atua com a educação popular, a partir das necessidades dos alunos, de sua realidade, de seus conhecimentos sobre o mundo, utilizando palavras e temas geradores nos círculos de cultura.
Partindo da missão da UCB, que é “atuar solidária e efetivamente para o desenvolvimento integral da pessoa humana e da sociedade, por meio da geração e comunhão do saber, comprometida com os valores éticos e cristãos, na busca da verdade”, o Projeto Alfabetização Cidadã firma, a cada ano, o seu compromisso com a população do DF e do Brasil, promovendo o ensino da leitura, da escrita e das linguagens tecnológicas de forma inclusiva e cidadã.
“Esse projeto é muito importante para nós do Rotary, para a Universidade e para a sociedade como um todo. Realizamos um trabalho de formiguinha, trazendo luz e mostrando novos caminhos para as pessoas que são alfabetizadas. É um privilégio contribuir nesses 10 anos com o Projeto Alfabetização Cidadã, com o crescimento do nosso país”, destacou André Araújo, Presidente do Rotary Club Taguatinga Norte.
O papel do Alfabetizador
Os alfabetizadores do projeto são voluntários. São eles que atuam nas cidades e localidades do DF onde há demanda de alunos e, de preferência, perto de onde serão as aulas. Para ser alfabetizador é preciso ter mais de 18 anos; ensino médio completo; estar cursando o nível superior é um diferencial; e fazer o curso de capacitação oferecido pelo Projeto. O alfabetizador recebe uma bolsa auxílio de R$ 400 do Rotary Club e certificado de capacitação, trabalho voluntário e, se for estudante de nível superior, de horas complementares.
Principais Parceiros:
Rotary Club Brasília Alvorada
Rotary Club Brasília Centenário
Rotary Club Brasília Lago Sul
Rotary Club Brasília Leste
Rotary Club Brasília Norte
Rotary Club Brasília Pioneiro
Fundação de Rotarianos de Brasília
Rotary Club Taguatinga
Casa da Amizade do Rotary Club Taguatinga.
Rotary Club Taguatinga Norte
Casa da Amizade do Rotary Club Brasília Lago Sul
Rotary Club Núcleo Bandeirante
Rotary Club Guará e Águas Claras