A+
A-
DESTAQUEIIISEMINARIO02

Adolescência: intervenções educativas e socioculturais

A terceira edição do Seminário Internacional “Adolescência: intervenções educativas e socioculturais” foi realizada pela Cátedra Unesco da Universidade Católica de Brasília (UCB), de 21 a 25 de agosto, no Câmpus II da Instituição, com o objetivo de dar relevância aos estudos e às intervenções educativas e socioculturais em diferentes contextos na contemporaneidade.

De acordo com o reitor da Universidade, Prof. Dr. Gilberto Garcia, a Cátedra vem fazendo um brilhante trabalho na Instituição, não só com publicações, mas também com eventos deste porte. “Esse é um tema extremamente importante. As intervenções educacionais e culturais, como forma de desenvolvimento do jovem, sobretudo em situações marginais, não em situação prisional necessariamente, mas em situações das mais diversas à margem de um processo regular educacional, fazem toda a diferença”.

Com as presenças do Prof. Dr. Didier Drieu e da Prof.ª Dr.ª Teresa Rabelo, da Université de Rouen, na França, o Seminário foi constituído de três momentos: formação de pesquisadores com o curso “O dispositivo da foto linguagem como mediação simbólica e intervenção educativa e sociocultural com adolescentes”; reuniões com os grupos de pesquisa da UCB e do CAEP/UnB, além da conferência “Intervenções educativas e socioculturais com adolescentes: desafios contemporâneos”.

As professoras Sandra Francesca Conte de Almeida – do Programa de Pós-Graduação em Educação e do curso de Psicologia – e Katia Cristina Tarouquella Rodrigues Brasil – do Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado e Doutorado em Psicologia e Curso de Psicologia – estiveram à frente do evento. “Essa parceria com a Universidade de Rouen vem sido estabelecida já há alguns anos e para nós é muito importante. Essa troca de experiências entre realidades distintas é essencial para discutirmos novas formas de mediar e encontramos soluções para a realidade que enfrentamos”, pontuou a professora Sandra.

Palestrantes
Trazendo a experiência de trabalhos com adolescentes vulneráveis, por meio de mediações, a profa. Drª Teresa Rabelo falou da importância de trabalhar com educadores e com o que chamam de trabalhadores sociais em âmbito individual. Com foco em trabalhos em grupo, o professor Dr. Didier Drieu destacou a importância da mediação na resolução de conflitos entre jovens. “Cada vez mais, os adolescentes vivem em dificuldade devido à situação em que se encontram. A utilização do recurso de fotolinguagem para troca e compartilhamento de informações permite que adultos e jovens reflitam sobre as condições precárias de vida uns dos outros. É preciso colocar os jovens em evidência, e a fotografia é uma ferramenta importante nas atividades em grupo para que eles consigam enxergar o próximo por meio de imagens e tenham um olhar sobre os adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Os retratos tocam os jovens, que, depois, compartilham suas experiências em grupo e falam quais sentimentos as imagens provocaram neles. É um momento especial de partilha”, ressaltou o professor.

 

Notícias Recentes

Atletas de alto rendimento passam por testes na Católica 

Atletas de alto rendimento passam por testes na Católica 

UCB marca presença no primeiro CONGEPS

UCB marca presença no primeiro CONGEPS

Estudantes de matemática e Ciências realizam atividades práticas

Estudantes de matemática e Ciências realizam atividades práticas

UCB_-_SEGURANCA_DENTRO_DO_CAMPUS_TOPO_DE_EMAIL

Orientações sobre segurança dentro do campus da UCB

Please select listing to show.

Falando nisso...